Resenha: She and Him – Classics


Nos últimos seis anos, Zooey Deschanel e M. Ward têm feito muitas coisas. Entre seriados e trilhas sonoras, os dois sempre arrumam um tempo para retornar com o She and Him, trabalho da dupla que ganhou muita notoriedade desde o primeiro álbum. O duo nasceu da vontade de ambos em fazer coisas fora da zona de conforto, e isso acabou sendo o impulso para compor e gravar as próprias músicas.

Neste ano, depois de lançar os quatro primeiros discos pela gravadora Merge, a dupla anunciou uma importante mudança ao trocá-la pela toda poderosa Columbia. Para a estreia, eles anunciaram que o novo disco, Classics, seria apenas covers de músicas famosas.

Ella Fitzgerald e Louis Armstrong, Cannonball Adderley com John Coltrane, Billie Holiday, Frank Sinatra e Doris Day, "Stars Fell on Alabama" é um jazz de 1934 composto por Frank Perkins e Mitchell Parish. Ou seja, começar um disco com essa faixa é uma tremenda responsabilidade, mas Zooey Deschanel e M. Ward se saem bem, principalmente pela boa voz da cantora que consegue traduzir bem o sentimento da letra, enquanto "Oh No, Not My Baby", de 1964, ganhou um ar mais pop sem perder a classe.

Outra canção da cultura americana regravada neste álbum é "It's Not for Me to Say", que também ganhou versões nas vozes de Bing Crosby e Cliff Richard. Aqui não há nada que soe como algo novo, sendo mais próximo da original. No geral, é uma versão aceitável. "Stay Awhile", conhecida na voz de Dusty Springfield, também não ganhou um tratamento que a diferenciasse ou que desse uma cara do duo. É mais uma que ficou no nível intermediário.

"This Girl's in Love with You" foi gravada por Aretha Franklin, então é humanamente impossível chegar perto do que ela fez. Nesse caso, a melodia é bem interessante e tranquila. Mas só. Com a aparição de M.Ward pela primeira vez, "Time After Time" ficou conhecida na voz de Frank Sinatra no filme Aconteceu Assim, de 1947. A dupla funciona bem e consegue entregar um material competente. Quando Charles Aznavour gravou "She", ele não imaginou que a canção seria destruída por Ward. Ficou péssimo, para não usar uma palavra de baixo calão.

O nível sobe em "Teach Me Tonight" e "It's Always You", em outras boas interpretações de Deschanel. Já a canção do filme Fuga Desesperada, de 1995, "Unchained Melody" ganhou uma releitura ainda mais lenta e mais cheia de floreios. Essa não chegou nem perto da comoção que a versão original traz. Se "I'll Never Be Free" é outra aceitável, o standard "Would You Like to Take a Walk?" ficou mais perto do original, claro que sem a mesma carga emocional, e "We'll Meet Again", faixa que fez muito sucesso durante a Segunda Guerra Mundial pelo teor da letra, encerra o álbum de maneira digna. E só.

Por ser assumidamente um disco de covers, então é necessário criticá-lo com o rigor de um trabalho que se assume como tal. E ele é regular, nada mais do que isso. Algumas canções ficaram boas, principalmente as primeiras, mas depois o nível cai até que chega ao deplorável momento de “She”, completamente destruída. Depois as interpretações ficam em estabilizadas – nem altas, nem baixas. Com a qualidade das músicas, é impossível não falar que era possível ter feito mais, muito mais. Uma pena que se contentaram em fazer isso.

Tracklist:

1 - "Stars Fell on Alabama"
2 - "Oh No, Not My Baby"
3 - "It's Not for Me to Say"
4 - "Stay Awhile"
5 - "This Girl's in Love with You"
6 - "Time After Time"
7 - "She"
8 - "Teach Me Tonight"
9 - "It's Always You"
10 - "Unchained Melody" (featuring The Chapin Sisters)
11 - "I'll Never Be Free"
12 - "Would You Like to Take a Walk?"
13 - "We'll Meet Again"

Nota: 2,5/5



Veja também:
Resenha: John Coltrane - Offering: Live at Temple University
Resenha: TV On The Radio – Seeds
4 em 1: ruido/mm, Alice Caymmi, Criolo e Tom Zé
Resenha: Racionais MC's - Cores & Valores
Resenha: AC/DC – Rock or Bust
Resenha: Machine Head - Bloodstone & Diamonds




Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+, no no Tumblr e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!