Cinemadas, por Júlia Mariano: Os maiores erros da academia

Continuando no clima do Oscar, que acontece no dia 24 de fevereiro, decidi fazer uma lista das maiores besteira da Academia. Vou acabar arrumando briga com alguém? Sim.

Quem-quer-ser-um-milionário

Como Era Verde Meu Vale (John Ford) – O filme está longe de ser ruim, mas tinha certo Cidadão Kane (Orson Welles) no mesmo ano. Enquanto o filme de Welles figura entre os melhores da história há anos, o filme de Ford é frequentemente esquecido pelo público.

Chicago (Rob Marshall) – Apesar do meu problema com musical, Chicago não é ruim. Roteiro interessante, elenco inspirado, apesar de ser um pouco sofrível ouvir a Renée Zellweger cantando. Mas O Pianista (Roman Polanski) tem um valor emocional e histórico bem maior.

Quem Quer Ser Milionário – Extremamente fraco. Qualquer um dos outros quatro indicados (Milk, O Leitor, Frost/Nixon e O Curioso Caso de Benjamin Button) mereciam mais do que essa produção. Acho que o filme só serviu para o Danny Boyle aprender uns passos de dança e dirigir a abertura da Olimpíada de Londres.

Crash: No Limite – Você tem uma lista com Munique (Steven Spielberg), Boa Noite, Boa Sorte (George Clooney), Capote (Bennett Miller), O Segredo de Brokeback Mountain (Ang Lee), mas escolhe Crash, o filme mais fraco da lista.

Shakespeare Apaixonado –  É Sessão da Tarde perto de O Resgate do Soldado Ryan.

Titanic – Não sei se gosto de viver em um mundo onde consideram Titanic melhor do que Gênio Indomável...

Júlia Mariano é crítica de cinema, são-paulina e adora ir ao McDonalds. Ela vai escrever toda terça, ou quando der, neste espaço. No Twittter: @diaba

Comentários

  1. Poxa, entrei aqui crente que arrumaria briga contigo Ju!
    Mas não, único que discordo é em relação a Chicago ~sou meio fã do filme então~ Mas concordo que o Pianista tem um peso e merecia tanto quanto.

    Titanic – Não sei se gosto de viver em um mundo onde consideram Titanic melhor do que Gênio Indomável…
    >>> Apenas postando em todas redes sociais.

    Nos demais filmes concordo contigo, não é hoje que vamos discutir, fuen.

    ResponderExcluir
  2. Se olharmos para mil novecentos e lá vai pedrada, os erros bisonhos são ainda mais gritantes. "Os Melhores Anos de Nossas Vidas" ao invés de "A Felicidade Não se Compra" (1946), "O Maior Espetáculo da Terra" (filme fraquíssimo) ao invés de "Matar ou Morrer" (1952), "My Fair Lady" ao invés de "Dr. Fantástico" (1965), "No Calor da Noite" ao invés do revolucionário "Bonnie and Clyde" (1968), "Operação França" ganhando de "Laranja Mecânica" e "A Última Sessão de Cinema" (1972), "Rocky" ganhando de (pasmem) "Taxi Driver", "Todos os Homens do Presidente" e "Rede de Intrigas" (1977), "Kramer vs. Kramer" ao invés de (pasmem de novo) "All That Jazz" e "Apocalypse Now" (1980), "Gente como a Gente" ao invés de "Touro Indomável" (1981), "Carruagens de Fogo" (argh!) ao invés de "Caçadores da Arca Perdida" (1982), "Gandhi" ao invés de "E.T. o Extraterrestre" (1983), "Laços de Ternura" ao invés de "Os Eleitos" (1984) - aliás, o começo dos anos 80 foi absurdamente ridículo em termos de furadas do Oscar -, "Rain Man" ao invés de "Ligações Perigosas" e "Mississippi em Chamas" (1989), "Dança com Lobos" ao invés de "Os Bons Companheiros" (1991), "Forrest Gump ao invés de "Pulp Fiction" e "Um Sonho de Liberdade" (1995), "O Paciente Inglês" ao invés de "Fargo" (1997), sem falar que qualquer um dos indicados em 2011 era melhor do que "O Discurso do Rei". Ufa!

    ResponderExcluir
  3. Poxa, Sara! Queria tanto brigar contigo! hahahahaha É que muita gente ama Titanic, já estava psicologicamente preparada para levar porrada. Que bom que gostou da lista! ;*

    ResponderExcluir
  4. Só não concordei com seu comentário sobre o Chicago. Eu não gostei, e olha que eu não tenho nenhum problema com musicais.

    Mas também, vá lá... eu ainda estava com o Moulin Rouge fresco na memória, e ninguém bate o Moulin Rouge.

    Eu disse: NINGUÉM!

    Enfim, bom texto Ju! :)

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!