No YouTube

quarta-feira, 12 de abril de 2017

Resenha: Alison Krauss – Windy City


Cantora lança primeiro disco solo em quase 20 anos

Alison Krauss é uma cantora bastante famosa e veterana na cena country dos Estados Unidos, mas ficou conhecida mundialmente quando gravou um disco com Robert Plant, ex-vocalista do Led Zeppelin, e levou o Grammy de Melhor Álbum de World Music. Ela estava sem lançar um registro solo há quase 20 anos, já que os convites e a parceria com a banda Union Station lhe tomaram bastante tempo. Porém ela está de volta em Windy City, disco em que ela dá voz a algumas famosas gravações do country.

Com mais de 60 anos do lançamento original, "Losing You" ganhou uma versão muito tocante por parte de Krauss. O arranjo simples, destacado pelo piano, consegue colocar o ouvinte dentro de toda melancolida da faixa em seus primeiros segundos. Depois, apreciar a bonita voz é o que resta, enquanto a música encaminha para o final. A seguinte e animada "It's Goodbye and So Long to You" é sobre não querer alguém que ter quer a qualquer custo – aqui, é possível imaginar o pessoal com botas e chapéu dançando em uma festa country.

Veja também:
Resenha: Real Estate – In Mind
Resenha: Spoon – Hot Thoughts
Resenha: The Jesus and Mary Chain – Damage and Joy
Resenha: Depeche Mode – Spirit
Resenha: Vespas Mandarinas – Daqui pro Futuro
Resenha: Kiko Dinucci – Cortes Curtos
Resenha: Laura Marling – Semper Femina


Migrar nunca foi fácil para ninguém porque, ao deixar seu lar, você vai para o desconhecido e sem ter controle de nada. "Windy City", que lembra muito a situação de muitos brasileiros no início dos anos 1940 até o meio dos anos 1970, é melancólica e traz muito do medo de quem chega na cidade grande. Outra bonita faixa, seguida pela poética e triste "I Never Cared for You", de Willie Nelson.

Os grandes compositores do country têm uma mão muito boa quando conseguem usar metáforas simples, como um rio e uma chuva, para falar do amor que passou. É o tema de "River in the Rain", faixa embalada por um bonito arranjo. A dura vida na estrada é retratada em "Dream of Me", já "Gentle on My Mind", clássico de Glen Campbell, ganhou uma versão bem honesta no registro.

Na parte final do álbum, Kraus canta a melancolia de ficar sozinha ("All Alone Am I"), como o amor pode ser um veneno em nossas vidas ("Poison Love") e sobre como é ser apaixonado por alguém inalcançável ("You Don't Know Me").

Sem canções inéditas, Alison Krauss apostou na segurança ao retornar para carreira solo. Os bons novos arranjos para letras conhecidas combinaram bem com sua bela voz. Isso será suficiente para dar fôlego a uma das boas cantoras de sua geração.

Tracklist:

1 - "Losing You"
2 - "It's Goodbye and So Long to You"
3 - "Windy City"
4 - "I Never Cared for You"
5 - "River in the Rain"
6 - "Dream of Me"
7 - "Gentle on My Mind"
8 - "All Alone Am I"
9 - "Poison Love"
10 - "You Don't Know Me"

Nota: 3/5



Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!