Crítica: Un Hombre Alado, de Felipe Restrepo

Gustavo Cerati é considerado um dos grandes músicos da história do rock argentino e da América Latina dos últimos 50 anos. Líder do Soda Stereo por quase 20 anos e com uma carreira solo quase irretocável, ele já foi alvo de muitos filmes e livros ao longo dos anos para contar as muitas histórias o envolvendo. Desta vez, em Un Hombre Alado", o documentário aborda o lado criativo do ídolo.

Dirigido por Felipe Restrepo, o longa tem pouco mais 82 minutos de duração e, sem contar com o material original de Cerati, conta com uma trilha sonora 100% original que consegue compensar um pouco a falta dos hits. E com ajuda de várias pessoas que trabalharam com o compositor, é possível entender as motivações, manias, perfeccionismo e a cabeça criativa dessa máquina de fazer canções.

Veja também:
Crítica: Under The Volcano, de Gracie Otto
Resenha: Wham!, de Chris Smith
Resenha: The Elephant 6 Recording Co., de Chad Stockfleth
Resenha: CAN and Me, de Michael P. Aust
Resenha: Look At Me - XXXTENTACION, de Sabaah Folayan
Resenha: Miúcha - A Voz da Bossa Nova, de Daniel Zarvos e Liliane Mutti

Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Há o mérito em querer fazer algo para ser aproveitado pelos fãs, um material para se aprofundar ainda mais na música feita por Cerati. Como ele, ao entrar em um estúdio vez para gravar o primeiro álbum do Soda Stereo, teve a fundamental ajuda de Federico Moura, vocalista da banda Virus, que também não tinha muita ideia do que fazer, mas era mais experiente. Ali foi o primeiro e fundamental aprendizado.

Outro ponto positivo do trabalho é ser só sobre música 100% do tempo. Não há pormenores, perda de tempo ou qualquer outro assunto. E ver todas as pessoas explicando o processo criativo, é ter a certeza de que Cerati era um verdadeiro trabalhador da música e focado em entregar o melhor possível para o público. O esforço dele em fazer isso é admirável.

O grande problema do longa está justamente em não ser inclusivo e não pontuar os momentos da carreira. São 82 minutos de elogios e a transformação do vocalista em uma espécie de Deus da música no Planeta Terra. É cansativo ver tanto louvor o tempo inteiro, como se ele fosse perfeito. Ninguém precisa de bajulado a esse ponto, mesmo alguém que não está mais entre nós.

"Un Hombre Alado" acerta em focar na música, mas erra ao não trazer um pouco de didatismo ao material um tanto pesado para ser digerido de uma vez.

Avaliação: regular 

Assista ao longa, disponível no YouTube:

Comentários