Quantos shows Paul McCartney fez no Brasil?

Recentemente, Paul McCartney anunciou sete apresentações no Brasil: 30 de novembro em Brasília; 3 de dezembro em Belo Horizonte; 7, 9 e 10 em São Paulo; 13 em Curitiba; e 16 no Rio de Janeiro. Mas, afinal, quantos shows ele fez por aqui?

Nos dias 20 e 21 de abril de 1990, o ex-beatle fez duas apresentações históricas no Maracanã e estreou em terras brasileiras. Ele só retornaria três anos depois para um show em São Paulo, no finado estádio do Pacaembu, e outro na Pedreira Paulo Leminski, em Curitiba. 

Veja também:
Quantos shows o The Cure fez no Brasil?

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

McCartney só retornaria 17 anos depois, em 2010, para iniciar um período de vindas regulares ao Brasil desde então. Naquele ano, a turnê começou com uma apresentação no Beira Rio, em Porto Alegre, e também passou por dois shows no Morumbi, em São Paulo — eu estive em ambos.

Nos anos de 2011 e 2012, o baixista passou duas vezes por Rio de Janeiro, no Engenhão, duas por Pernambuco, no estádio do Arruda, e uma vez na Ressacada, em Florianópolis. Em 2013, ele tocou em várias reinaugurações de estádios reformados para jogos ou treinos da Copa do Mundo do ano seguinte — Mineirão, Serra Dourada e Castelão.

No fim de 2014, McCartney voltaria ao Brasil para fazer história e tocar no Espírito Santo pela primeira vez. O músico ainda passaria por Rio de Janeiro, Brasília e duas vezes em São Paulo. Três anos depois, mais quatro apresentações em quatro Estados diferentes (Rio Grande do Sul, São Paulo, Belo Horizonte e Salvador). A última passagem, ocorrida em 2019, teve duas apresentações no Allianz Parque, em São Paulo, e uma no Couto Pereira, em Curitiba.

Ao todo, Paul McCartney fez 27 shows no Brasil em 33 anos.

Comentários