Crítica: Slowdive - Everything Is Alive

O Slowdive é uma banda surgida no final dos anos 1980 que, influenciada por diversos artistas das décadas anteriores, conseguiu criar uma sonoridade muito própria dentro do shoegaze. Ao retornar após quase duas décadas, eles vêm trabalhando com calma em novos materiais, que renderam dois discos de estúdio. O mais recente deles é "Everything Is Alive".

A sonoridade de "shanty", faixa de abertura, e o jeito como eles trabalham para criar essa atmosfera sonora é algo difícil de colocar em palavras. É uma jam? É tudo ensaiado até os mínimos detalhes? Não sei. Só sei que tudo flui naturalmente que, em uma piscada, a etérea faixa instrumental "prayer remembered" começa, uma homenagem ao filho recém-nascido do vocalista Neil Halstead.

Veja também:
Crítica: Jaimie Branch - Fly or Die Fly or Die Fly or Die ((world war))
Crítica: Sigur Rós - Átta
Duas críticas: Osees e Guided By Voices
Crítica: The Hives - The Death of Randy Fitzsimmons
Crítica: Neil Young - Chrome Dreams
Crítica: Miles Kane - One Man Band

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O teor pop de "alife" se justifica pelo refrão grudento e andamento fácil para cantar junto, elementos fundamentais do estilo. Mas o Slowdive vai além ao colocar uma pitada do próprio estilo e deixá-la em uma espécie de meio-termo que funciona muito bem. O tom pessoal retorna em "andalucia plays", quando Halstead, compositor da letra, assume os vocais para falar de coisas importantes em um primeiro ano de relacionamento.

"Kisses" traz um ar meio New Order misturado com o pop dos anos 1980 em uma faixa com enorme potencial para estar em playlists ao longo do ano por ser menos Slowdive e mais outra coisa, que eles mostram que também conseguem fazer muito bem. E até mesmo o Frankenstein "skin in the game" funciona graças às habilidades do grupo em conseguir colar faixas diferentes na mesma música e deixar tudo ótimo.

Trabalhada ao longo de três anos, entre mudanças de arranjo e de nome, "chained to a cloud" explora poucos versos em um tom suave e misterioso, criado pelo bom uso dos efeitos mais uma vez. E a potente "the slab", com arranjos pesados e densos, encerra o álbum.

Em "Everything Is Alive", o Slowdive mostra que o shoegaze também pode ser pop com uma leva de oito canções que se complementam entre si o tempo inteiro. No segundo álbum de estúdio após o retorno, eles encontraram um tom diferente dos primeiros momentos da carreira, mantendo a ótima qualidade do material. É um privilégio ouvi-los com esse fôlego renovado. 

Tracklist:

1 - "shanty"
2 - "prayer remembered"
3 - "alife"
4 - "andalucia plays"
5 - "kisses"
6 - "skin in the game"
7 - "chained to a cloud"
8 - "the slab"

Avaliação: ótimo

Comentários