Crítica: The Hives - The Death of Randy Fitzsimmons

Fundado em meados dos anos 1990, o Hives pegou tração no início do século XXI e se tornou uma das melhores e mais animadas bandas para assistir ao vivo — a apresentação deles no Lollapalooza Brasil 2013, apesar de curta, foi insana e uma das melhores do festival daquele ano. Dois anos depois, eles começaram a reduzir as atividades a participações esporádicas em festivais e poucos singles.

O tempo passou e, quando todo mundo percebeu, a banda sueca estava há mais de uma década sem um trabalho de inéditas. O jejum acaba de ser quebrado com "The Death of Randy Fitzsimmons", o sexto álbum da discografia. E o trabalho começa com tudo nas animadas "Bogus Operandi" e "Trapdoor Solution".

Veja também:
Crítica: Neil Young - Chrome Dreams
Crítica: Miles Kane - One Man Band
Crítica: Swans - The Beggar
Duas críticas: Caroline Polachek e Julie Byrne
Crítica: Bethany Cosentino - Natural Disaster
Crítica: Bob Dylan - Shadow Kingdom

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

A linha de baixo em "Countdown to Shutdown" contribui para o andamento da faixa, assim como o refrão grudento. E se a pegada é mantida na agitada "Rigor Mortis Radio", "Stick Up" diminui o pouco o ritmo em uma faixa mais sombria do que as anteriores. Mas logo tudo sobe na ótima "Smoke & Mirrors" ("In the morning, they'll be dead and gone/ Lift your chin and soldier on/ It's just smoke and mirrors, baby, knockin' on your beat-up brain/ Smoke and mirrors, baby, nothing that you can't explain/ It's just smoke and mirrors, baby, knockin' on your beat-up brain").

O grupo evoca alguns dos melhores momentos da discografia em "Crash Into the Weekend" e na seguinte, "Two Kinds of Trouble", a banda usa a guitarra alta para manter o embalo mais uma vez. E o apelo ao refrão grudendo chega mais uma vez em "The Way the Story Goes" ("I got the fighting, I got the fuzz/ I'll sting you like a bee, you'll know the buzz/ Strike like a cobra, fly like a drone/ Whеn it's over, you will be my stepping stonе/ Yeah, rival joes in even rows/ Fall down like dominoes/ There's no denying, baby/ That's just the way the story goes"). Na parte final, o ar punk e agitado de "The Bomb" contrasta com as nuances e mistérios de "What Did I Ever Do to You?" para encerrar em uma nota alta com a forte "Step Out of the Way".

Os Hives voltaram com tudo no novo disco de inéditas e, em pouco mais de 30 minutos, mostram que estão dispostos a ligar os instrumentos e tocar o mais alto possível. Se alguém estava com saudades de um bom rock no estilo, certamente "The Death of Randy Fitzsimmons", preenche a lacuna.

Tracklist:

1 - "Bogus Operandi"
2 - "Trapdoor Solution"
3 - "Countdown to Shutdown"
4 - "Rigor Mortis Radio"
5 - "Stick Up"
6 - "Smoke & Mirrors"
7 - "Crash Into the Weekend"
8 - "Two Kinds of Trouble"
9 - "The Way the Story Goes"
10 - "The Bomb"
11 - "What Did I Ever Do to You?"
12 - "Step Out of the Way"

Avaliação: muito bom

Comentários