Resenha: Jonny Greenwood - trilha sonora de Ataque dos Cães


Guitarrista do Radiohead desde os primeiros dias da banda, Jonny Greenwood entrou no mundo da trilha sonora quando ficou amigo do diretor Paul Thomas Anderson. Ao longo dos anos, a parceria ganhou força e o músico acabou indicado ao Oscar pela primeira vez em 2018 pelo trabalho em "Trama Fantasma".

Recentemente, ele abriu o leque de parcerias e esteve no novo filme de Pablo Laraín, "Spencer", e em "Ataque dos Cães", de Jane Campion. Foi justamente pelo segundo que ele foi indicado ao Oscar pela segunda vez na carreira. E com total justiça, já que é um dos melhores trabalhos da carreira de Greenwood em uma trilha sonora.

Veja também:
Duas resenhas: Alex Cameron e Rex Orange County
Resenha: Nicholas Britell - trilha sonora de Não Olhe Para Cima
Resenha: Ghost - Impera
Duas resenhas: Guided By Voices e Superchunk
Resenha: Fito Páez - Futurología Arlt
Resenha: Alberto Iglesias - trilha sonora de Madres Paralelas

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O longa conta a história do solitário Phil, um homem recluso e com um segredo, que fica ainda mais raivoso quando irmão George se casa com uma viúva. A partir disso, esse homem fica ainda pior e faz de tudo para infernizar a vida da cunhada. À medida que a história avança, "Ataque dos Cães" tem na solidão o principal tema, pontuada brilhantemente pelas composições de Greenwood com uma carga dramática que ajuda a pontuar ainda mais o visto em tela.

Greenwood usa instrumentos de corda aliado com o sintetizador e instrumentos de sopro para criar o clima do filme. Com os próprios traumas, Phil é acompanhado pelos melancólicos temas instrumentais, e isso ajuda a mostrar um homem fragilizado e triste por dentro, mas raivoso e fechado por fora.

É uma das trilhas sonoras mais impactantes da temporada de premiações porque é possível sentir, mesmo apenas ouvindo os temas, toda a angústia dos personagens principais. Aqui, Jonny Greenwood faz um dos melhores trabalhos da carreira e já pinta como um compositor para ficar de olho no futuro. E, mais uma vez, meu voto para o Oscar em Melhor Trilha Sonora seria dele.

Tracklist:

1 - "25 Years"
2 - "Requiem For Phil"
3 - "So Soft"
4 - "Detuned Mechanical Piano"
5 - "Prelude"
6 - "The Ravine"
7 - "Mimicry"
8 - "West Alone"
9 - "Miss Nancy Arrives"
10 - "Figured It Out"
11 - "Viola Quartet"
12 - "Best Friends"
13 - "Paper Flowers"
14 - "A Lovely Evening"
15 - "They Were Mine"
16 - "West"
17 - "Psalm 22"

Avaliação: excelente

Continue no blog:

Comentários