Guitarrista do Radiohead desde os primeiros dias da banda, Jonny Greenwood entrou no mundo da trilha sonora quando ficou amigo do diretor Paul Thomas Anderson. Ao longo dos anos, a parceria ganhou força e o músico acabou indicado ao Oscar pela primeira vez em 2018 pelo trabalho em "Trama Fantasma".
Recentemente, ele abriu o leque de parcerias e esteve no novo filme de Pablo Laraín, "Spencer", e em "Ataque dos Cães", de Jane Campion. Foi justamente pelo segundo que ele foi indicado ao Oscar pela segunda vez na carreira. E com total justiça, já que é um dos melhores trabalhos da carreira de Greenwood em uma trilha sonora.
Veja também:
Duas resenhas: Alex Cameron e Rex Orange County
Resenha: Nicholas Britell - trilha sonora de Não Olhe Para Cima
Resenha: Ghost - Impera
Duas resenhas: Guided By Voices e Superchunk
Resenha: Fito Páez - Futurología Arlt
Resenha: Alberto Iglesias - trilha sonora de Madres Paralelas
O longa conta a história do solitário Phil, um homem recluso e com um segredo, que fica ainda mais raivoso quando irmão George se casa com uma viúva. A partir disso, esse homem fica ainda pior e faz de tudo para infernizar a vida da cunhada. À medida que a história avança, "Ataque dos Cães" tem na solidão o principal tema, pontuada brilhantemente pelas composições de Greenwood com uma carga dramática que ajuda a pontuar ainda mais o visto em tela.
Greenwood usa instrumentos de corda aliado com o sintetizador e instrumentos de sopro para criar o clima do filme. Com os próprios traumas, Phil é acompanhado pelos melancólicos temas instrumentais, e isso ajuda a mostrar um homem fragilizado e triste por dentro, mas raivoso e fechado por fora.
É uma das trilhas sonoras mais impactantes da temporada de premiações porque é possível sentir, mesmo apenas ouvindo os temas, toda a angústia dos personagens principais. Aqui, Jonny Greenwood faz um dos melhores trabalhos da carreira e já pinta como um compositor para ficar de olho no futuro. E, mais uma vez, meu voto para o Oscar em Melhor Trilha Sonora seria dele.
Tracklist:
1 - "25 Years"
2 - "Requiem For Phil"
3 - "So Soft"
4 - "Detuned Mechanical Piano"
5 - "Prelude"
6 - "The Ravine"
7 - "Mimicry"
8 - "West Alone"
9 - "Miss Nancy Arrives"
10 - "Figured It Out"
11 - "Viola Quartet"
12 - "Best Friends"
13 - "Paper Flowers"
14 - "A Lovely Evening"
15 - "They Were Mine"
16 - "West"
17 - "Psalm 22"
Avaliação: excelente
Continue no blog:
Comentários
Postar um comentário
Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!