Resenha: Fernando Catatau - Fernando Catatau


Nos últimos 20 anos, é quase impossível não encontrar algum artista brasileiro que guitarrista Fernando Catatau não tenha participado do álbum de algum jeito. Na produção, na composição de alguma música e/ou fazendo uma participação especial, ele virou um desses personagens onipresentes. Além disso, ainda é integrante do ótimo Cidadão Instigado, uma das melhores bandas brasileiras dos últimos 25 anos.

Mas faltava no currículo um disco só dele, algo perguntado e até mesmo cobrado pelos fãs. E não é que saiu? Demorou um pouco, é verdade, mas saiu. Ele honra a tradição da chamada música brega, aquele movimento popular musical chamado assim nos anos 1970 por puro preconceito, mas abraçado pelo público em diversas camadas sociais.

Veja também:
Resenha: Animal Collective - Time Skiffs
Duas resenhas: Kiefer Sutherland e St. Paul and the Broken Bones
Duas resenhas: Moon Byul e Aurora
Duas resenhas: John Mellencamp e John Mayall
Resenha: Miles Kane - Change the Show
Resenha: Cat Power - Covers

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

"Raios Na Imensidão" abre o trabalho sendo uma faixa bem experimental e em "Completamente Apaixonado" e "Os Monstros", o sintetizador reina. Na primeira, o instrumento ajuda a abrilhantar a participação especial da cantora Yma — uma parceria que pode render mais no futuro —, enquanto no segundo ajuda a criar o clima melancólico da faixa.

Quando "Não Há Mais Nada a Dizer" e "Luz do Fim de Tarde" chegam, o músico encarna uma espécie de Odair José moderno, um cronista das noites que usa outros elementos para contar histórias semelhantes as do famoso cantor. E também há espaço para canções mais deprimentes, caso da triste "Tempos Sombrios" e da sombria "A Fraternidade".

Fernando Catatau brilha na ótima "Sinceramente", essa uma homenagem a todos os artistas chamados bregas. Aqui, com uma letra muito simples e um arranjo muito bonito e profundo, ele fala de romance de um jeito que qualquer um vai gostar. É a melhor canção do trabalho e um potencial hit. Por fim, "Nostalgia" e "Quando o Dia Amanhecer", sendo a segunda com clara inspiração do eletrobrega paraense.

O primeiro álbum da carreira solo de Fernando Catatau vem com alguns anos de atraso, mas antes tarde do que mais tarde. Em pouco menos de uma hora, ele mostra o motivo de ser um dos melhores e mais influentes músicos das últimas duas décadas no Brasil

Tracklist:

1 - "Raios Na Imensidão"
2 - "Completamente Apaixonado" (part. Yma)
3 - "Os Monstros"
4 - "Não Há Mais Nada a Dizer"
5 - "Nada Acontece" (part. Giovani Cidreira e Juliana R.)
6 - "Luz do Fim de Tarde"
7 - "Tempos Sombrios" (part. Uirá dos Reis)
8 - "A Fraternidade"
9 - "Sinceramente"
10 - "Nostalgia"
11 - "Quando o Dia Amanhecer"

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários