A década com Spotify e como ficou difícil romper a bolha


Serviço de streaming completa dez anos neste mês de outubro

Quem nasceu no fim dos anos 1980 acabou sendo a última geração que viveu uma parte considerável da vida sem internet. Tudo que muita gente diz hoje que é saudável para quem tem compulsão por olhar o celular o tempo inteiro ou trocou a TV pelo YouTube, minha geração viveu isso na pele. Jogar bola, conversar na rua, festinhas nos vizinhos e ir ao shopping com a família eram as poucas opções para quem desejava um pouco de diversão.

Ouvir música não era muito diferente. Só existia rádio. Para os filhos de pais com dinheiro e dispostos a gastar, existia a opção do discman. De resto, éramos todos reféns das respectivas programações das estações de rádio. 89 FM, Kiss FM e Brasil 2000 para quem gostava de rock, Jovem Pan FM e Metropolitana para quem era do pop e do hip-hop, e Nova Brasil FM para quem gostava de música brasileira.

Na última semana, o Spotify completou dez anos de existência, sendo quatro deles no Brasil. Não há como negar que a existência de um serviço de streaming mudou a relação com a música. No início dos anos 2000, com a pirataria em alta e sem o YouTube, era comum baixar música e gravar em CDs – bom lembrar que as memórias dos computadores da época não chegavam nem perto do que é hoje.

Veja também:
“Hey Jude”: o primeiro single da gravadora Apple
A relevância dos números nas paradas em tempos de streaming
Aretha Franklin fez história ao ser 1ª mulher no Hall da Fama do Rock
Quando uma música simplesmente emociona
Primeira experiência dos Beatles fora da música foi um fracasso
Guerra comercial entre Estados Unidos e China afeta fabricação de sintetizador Moog
Fim da compra de música pelo iTunes marcaria fim de uma época


“Descobri uma banda legal, vou te gravar um CD”, “vou montar um CD com as músicas de programa tal”. Eram frases comuns no colégio. Com o streaming, a coisa mudou. Hoje falamos em playlists, prontas ou não, que dividimos entre algumas centenas de pessoas nas redes sociais. É uma mudança em tanto em uma década. O início dos anos 2000 parece outra vida perto de hoje.

Também mudou a relação de descoberta de novos artistas. Tudo virou um imenso nicho, então é difícil acompanhar tudo que acontece. K-Pop, funk brasileiro, rock, hip-hop, sertanejo – universitário ou formado –, existe playlist para tudo. Mais do que nunca, o público está cada vez mais refém de acabar, ainda que por pura osmose, ouvir as mesmas coisas todos os dias.

É um fato que a tecnologia torna nossa vida mais fácil em vários aspectos, mas também nos torna mais preguiçosos. É mais fácil dar play em algo que já conheço do que ir atrás de alguma novidade ou ouvir algo parecido com o que gosto. Cada vez mais cômodos em nossas bolhas de conivência, de qualquer coisa, estamos cada vez mais fechados e menos expostos a novidades de qualquer tipo. É mais difícil gostar de algo novo. Falando de algo bem pessoal, acabo tendo muita sorte de ter um blog de música e ter contato com tanta música diferente de várias partes do mundo. Sei que não é assim com a maioria das pessoas.

O Spotify é um mundo de possibilidades infinitas musicalmente. É possível montar uma playlist com músicas para ouvir durante a semana inteira sem repetir nenhuma. Difícil é romper a bolha. Seremos capazes?


Siga o blog no Twitter Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!

Continue no blog: