“Hey Jude”: o primeiro single da gravadora Apple


Com mais de sete minutos, faixa tem a maior duração da discografia dos Beatles

Os Beatles estavam tentando administrar a vida após a morte do empresário Brian Epstein, mas a coisa não estava indo muito bem (clique aqui e conheça a história da Apple Boutique). Então, depois de uma experiência curta e ruim, a banda resolveu focar no que realmente sabia fazer: música.

Com a gravadora Apple já estruturada, logo eles entraram em estúdio para gravar novo material. “Hey Jude” nasceu de um momento sempre triste para uma criança: o divórcio dos pais. O casamento entre Cynthia e John Lennon não estava indo muito bem e degringolou de vez quando ele apaixonou-se perdidamente pela artista plástica Yoko Ono.

Veja também:
Primeira experiência dos Beatles fora da música foi um fracasso
Resenha: The Beatles - Live at Budokan
Discos para história: Magical Mystery Tour, dos Beatles (1967)
Há 55 anos, Beatles gravavam pela primeira vez em Abbey Road
Discos para história: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles (1967)
Resenha: Eight Days a Week - The Touring Years


Aos cinco anos, o pequeno Julian convivia pouco com o pai e, claro, isso piorou ainda mais com a separação. Determinado dia, o então garoto recebeu a visita inesperada de Paul McCartney. Parte da convivência dos Beatles desde a escalada da banda ao sucesso, Cynthia gostou muito da atitude do baixista em saber como ela e a criança estavam. Até o fim da sua vida, a ex-modelo ficaria grata pela atitude. McCartney sairia muito tocado daquele encontro, tanto é que começou na viagem de volta para casa a criar a canção mais longa da história dos Beatles.

“Pensei que, como amigo da família, eu ir de carro até lá e falar que estava tudo bem... Tentar animá-los, basicamente, e ver como eles estavam. Sempre desligava o rádio e tentava fazer música, só para ver se alguma coisa acontecia. Comecei a cantar: 'Hey Jules/ don't make it bad, take a sad song, and make it better'. É otimista, uma mensagem esperançosa para Julian: 'Vamos, cara, seus pais se divorciaram. Eu sei que você não está feliz, mas vai ficar tudo bem’”, contou McCartney no ‘Anthology’, coletânea em vídeo sobre a história dos Beatles.

A banda entrou em estúdio pela para gravá-la em 29 de julho de 1968, no que foi um ensaio prévio de como ela soaria depois de pronta. Não precisou de muita conversa entre eles para defini-la como o próximo single, então a maior parte daquele dia foi dedicado ao arranjo e como cada um poderia melhorar sua parte.

Paul McCartney cantou e tocou piano, John Lennon estava no violão, George Harrison na guitarra e Ringo Starr na bateria. Foram seis takes, sendo apenas três completos. Em um deles, Harrison tentou criar um riff na guitarra, algo prontamente refutado por McCartney. Seria o primeiro de muitos entreveros em estúdio até o fim da banda, dali pouco mais de um ano. Na tarde do dia seguinte, sem Harrison na gravação – ele ficou ao lado do produtor George Martin –, o resto da banda fez mais alguns takes até todos estarem satisfeitos. Martin fez uma mixagem na hora para unir o melhor do material e preparar todos para a gravação com a orquestra.

No dia 31, no estúdio Trident, em Londres, aconteceu algo mágico que definiu o take a ser usado na gravação oficial. Segundo McCartney, Starr saiu para ir ao banheiro sem que ele percebesse, então a gravação simplesmente recomeçou sem o baterista – o que pode gerar comentários maldosos dos quais eu já discordo. Quando ele se deu conta, Ringo estava voltando nas pontas dos pés e entrou no melhor momento possível. Graças a isso, McCartney percebeu que ter uma longa introdução – de 51 segundos – só no piano seria uma ótima ideia.

O primeiro dia de agosto foi reservado para McCartney gravar o baixo, o vocal principal, e os outros membros da banda gravarem o vocal de apoio. Nesse dia também aconteceu a gravação com a orquestra, formada por 36 músicos. Além do dinheiro para tocar seus respectivos instrumentos, os músicos ainda ganharam um extra para gravar o “na na na na Hey Jude” da longa parte final. Apenas um recusou, afirmando que não perderia “tempo cantando e batendo palmas naquele caralho de música do Paul McCartney!”.

Leia mais:
A relevância dos números nas paradas em tempos de streaming
Aretha Franklin fez história ao ser 1ª mulher no Hall da Fama do Rock
Quando uma música simplesmente emociona
Guerra comercial entre Estados Unidos e China afeta fabricação de sintetizador Moog
Fim da compra de música pelo iTunes marcaria fim de uma época
Ninguém soube explorar tanto uma crise na relação como Jay-Z e Beyoncé

Pouco mais de um mês depois, em 4 de setembro, os Beatles entrariam no estúdio Twickenham Film para gravação dos vídeos de “Hey Jude” e “Revolution”, ambos dirigido por Michael Lindsay-Hogg. O evento marcou o retorno de Ringo Starr, que havia pedido demissão no fim de agosto por não aguentar mais as brigas – nos trabalhos em estúdio, Paul McCartney gravou as baterias de "Back In the USSR" e “Dear Prudence”. O clipe de “Hey Jude” foi exibido no “Frost On Sunday”, programa do famoso apresentador britânico David Frost, em 8 de setembro. Foram três takes completos da faixa, com apenas os vocais ao vivo, até o dia de gravação dar por encerrado.

“Hey Jude” acabou sendo escolhida como o primeiro single da gravadora fundada pelos Beatles, a Apple. A decisão deixou John Lennon irritado, pois ele tinha como certo que “Revolution” teria essa honra. A faixa composta por ele acabou virando lado B.

Mais longa gravação da história dos Beatles, a faixa foi lançada em 28 de agosto nos Estados Unidos e dois dias depois no Reino Unido. Até hoje, é a canção de maior duração a liderar as paradas e o single mais bem-sucedido do grupo com oito milhões de cópias vendidas e primeiro lugar em 11 países, algo que o produtor George Martin não acreditava ao final do primeiro dia de trabalho.

“Depois que eu terminei [o primeiro dia de gravação de "Hey Jude"], eu realmente disse: 'Vocês não podem fazer uma canção tão longa assim'. Eles me gritaram de volta - não pela primeira vez -, e John perguntou: 'Por que não?' Eu não consegui pensar em uma boa resposta, exceto aquela coisa patética que não a tocariam no rádio. Ele disse: 'Eles tocarão, se formos nós'. E, claro, ele estava absolutamente certo'", contou o produtor no 'Anthology'.




Siga o blog no Twitter Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!

Continue no blog: