Resenha: Corpo-Mente - Corpo-Mente


Por Giovanni Cabral 

A forma como eu cheguei a este álbum é meio inusitada: recentemente revisitei o controverso Illud Divinum Insanus (2011), último álbum lançado pelo Morbid Angel. O álbum dividiu opiniões principalmente por explorar amplamente vários elementos industriais - lembremos que o Morbid Angel é uma das mais lendárias bandas de death metal da história, e muitos dos seus fãs têm a mente fechada para aceitar experimentações.

Em 2012 o Morbid Angel exploraria de uma maneira ainda mais drástica essa sua nova faceta. A ideia da banda foi convidar 39 dos nomes mais prolíficos do cenário eletrônico e experimental mundial, dando a cada um a missão de criar remixes para músicas do álbum do ano anterior. Assim nasceu Illud Divinum Insanus: The Remixes, ainda mais execrado pela crítica e fãs mundo afora. E nele estava o francês Igorrr (pseudônimo de Gautier Serre), responsável pela faixa "Remixou Morbidou", uma das poucas músicas que realmente me agradaram (apesar do título horrível) daquele álbum.

Gautier Serre na verdade é um multi-instrumentista e produtor de música eletrônica que está na ativa desde 2005. Envolvido em inúmeros projetos, ele tem o reconhecimento em seu meio por ter criado o baroquecore (gênero musical que mescla breakcore, música barroca e elementos industriais influenciados pelo death metal), com destaque no EP de mesmo nome lançado em 2010.

O Corpo-Mente, no caso, é um projeto experimental que envolve Igorrr (tocando todos os instrumentos) e a também francesa Laure Le Prunenec (nos vocais), ambos sendo membros da banda de ghotic/doom metal Öxxö Xööx. Laure tem uma voz poderosa, como a de uma cantora meio soprana, e sua extensão vocal é realmente o que sobressai aqui. A parte operística, inteiramente dela, traz uma dose emocional incrível nas canções, e encantará mesmo quem é leigo em música clássica.

E essa voz mágica é conduzida pela musicalidade de Gautier Serre, que colocou o seu virtuosismo em relevo, servindo de fio condutor entre o mundo real e uma fábula em Corpo-Mente. Porque, a partir da faixa de abertura, parece mergulhar em uma história infantil com tons escuros, referindo-se aos Irmãos Grimm, entre outras coisas – um quadro que toma forma gradualmente. O caminho criado nos 40 minutos das dez músicas é uma jornada transcendental, em que a mãe natureza parece desempenhar um forte papel, banhada por belos momentos acústicos folk que deságuam em apoteóticas batidas trip-hop.

Difícil é citar destaques, pois cada canção tem uma particularidade. "Equus" é frágil e orgânica, trazendo o cruzamento de piano, violino e acordeão, já "Dulcin" e "Ort" crescem, se alimentam de faíscas elétricas e explodem em um desfecho roqueiro. Há também momentos onde Laure parece expelir sentimentos reprimidos através da sua garganta, como em "Dorma", de um jeito que consegue ser perturbadora e graciosa ao mesmo tempo. É como se a sensibilidade vocal de Diamanda Galás encontrasse a genialidade eletroacústica de Aphex Twin no conceito experimental do Ulver. Claro, com uma pitada de música francesa.

Tracklist:

1 – Scylla
2 – Arsalein
3 – Fia
4 – Velandi
5 – Dorma
6 – Dulcin
7 – Equus
8 – Ort
9 – Saelli
10 – Encell

Nota: 4/5



Veja também:
Resenha: Mariana Aydar – Pedaço Duma Asa
Resenha: Jackie Greene – Back to Birth
Resenha: Public Enemy – Man Plans God Laughs
Resenha: Julieta Venegas – Algo Sucede
Resenha: The Fratellis – Eyes Wide, Tongue Tied
Resenha: Cidadão Instigado – Fortaleza
Resenha: Archivist - Archivist