Resenha: Soen - Tellurian


Nesta quinta-feira, o blog estreia um novo colaborador. Giovanni Cabral dividirá com Rodrigo Carvalho os textos sobre metal, prog e hard rock.

Por Giovanni Cabral

Originalidade. Essa foi uma palavra que martelou na cabeça dos membros do Soen após as críticas de "Cognitive", de 2012. Isso se deve após as gritantes semelhanças com o som feito pelo Tool. Porém não podemos negar a qualidade do som do grupo em sua estreia: melódica, técnica, pesada e complexa.

A produção aqui segue com David Bottrill, que trabalhou com nomes como Tool, King Crimson, Dream Theater e Stone Sour. Na formação, o baterista Martin Lopez, ex-Opeth, é o nome de maior renome. Completam a banda o vocalista Joel Ekelof, o guitarrista Kim Platbarzdis e o baixista Stefan Stenberg, substituto de Steve DiGiorgio.

Com mais personalidade, “Tellurian” é uma explosão progressiva muito maior que o registro anterior, uma notável evolução. "Komenco" já abre o disco com uma sonoridade tribal, uma ponte para a pesada "Tabula Rasa". Joel Ekelof tem um trabalho incrível no vocal, prova disso é a faixa "The Words". Sua voz é sempre limpa, e ele não precisa distorcê-la para trazer diferentes sensações ao ouvinte.

"Pluton" tem inúmeras quebras de andamento em seus sete minutos, lembrando os tempos de Martin Lopez no Opeth. Ainda como destaques, "Void", com sua intensa variedade sonora, e "The Other’s Fall", com uma vastidão de dinamismo, podem bem resumir este álbum. Explosões de virtuosismo não faltam.

Tracklist:

1 - "Komenco"
2 - "Tabula Rasa"
3 - "Kuraman"
4 - "The Words"
5 - "Pluton"
6 - "Koniskas"
7 - "Ennui"
8 - "Void"
9 - "The Other's Fall"

Nota: 4,5/5



Veja também:
Resenha: Neil Young – Storytone
Resenha: Tiê – Esmeraldas
Resenha: Flaming Lips – With A Little Help From My Fwends
4 em 1: George Ezra, FKA twigs, Brody Dalle e The Drums
Resenha: Primus – Primus & The Chocolate Factory With Fungi Ensemble
Resenha: Yusuf Islan (Cat Stevens) – Tell ‘em I’m Gone





Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+ e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Comentários