Beatles, The Ed Sullivan Show e a conquista da América


A chegada dos Beatles nos Estados Unidos foi contada centenas de vezes nos últimos 50 anos em filmes, documentários, livros e pelos envolvidos. Mas é um fato tão importante na cultura pop, que é impossível fugir do assunto – ainda mais hoje, quando a apresentação da banda no Ed Sullivan Show completa cinco décadas.

Apesar do incrível sucesso do Fab Four na Europa, a América sempre foi o principal objetivo. Primeiro por fato de que todos os ídolos deles eram cantores de blues e rock; segundo que o mercado era bem maior simplesmente pelo tamanho do país – era possível fazer shows entre uma costa e outra. A paciência foi necessária, pois as histórias de fracassos de ingleses no outro lado do oceano eram várias.

“Só vamos lá quando tivermos um número um nas paradas” foi a frase que mudou os rumos da cultura pop nos anos 1960. E o grande culpado disso foi Brian Epstein, empresário dos Beatles. Como já foi dito antes, existia todo um cenário favorável para explosão de uma banda. E ainda existia o fato de que John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr formavam um grupo que era bem aceito pela sociedade mais conservadora.

Existem histórias épicas de bagunças em quartos de hotéis entre os quatro, mas existia um acordo silencioso entre o staff da banda, a imprensa e algumas das pessoas mais poderosas pelo simples fato de que os Beatles rendiam audiência e dinheiro para todos os envolvidos direta ou indiretamente.

Mesmo assim, entre o sucesso na Inglaterra e a ida do The Ed Sullivan Show, não foi fácil. Os DJs das rádios boicotaram as músicas dos Beatles, e a Capitol, subsidiária da EMI, teve muita dificuldade para inseri-los no mercado. Por fim, Epstein deu 40 mil dólares para o DJ Carrol James fazer uma espécie marketing ao tocar algumas canções. Isso era dezembro de 1963.

O retorno foi ótimo, e isso fez a gravadora antecipar o lançamento do single “I Want to Hold Your Hand” para 26 de dezembro. Em janeiro, eles chegaram ao primeiro lugar com um milhão de cópias vendidas. Com o mercado consolidado e sem deixar a principal posição das paradas, os Beatles puderam ir à América sem temer o fracasso. Daí por diante, a história da cultura pop não seria mais a mesma.

A apresentação no programa de Ed Sullivan levou 70 milhões de pessoas a ficar na frente da TV para assistir a apresentação dos Beatles às 20h do dia 7 de fevereiro de 1964, um domingo. Segundo alguns documentos da polícia, nenhum assalto foi registrado no momento da apresentação de cinco músicas. Era claro que existia uma unanimidade nunca vista na história da música. Era impossível não parar para ver os quatro rapazes de Liverpool.

A maior banda do mundo começava sua caminhada ali, no teatro onde a CBS transmitia seu programa de maior audiência. Depois disso, não haveria limites para eles.



Veja também:
Foto: o último show dos Beatles
Foto: Muhammad Ali e os Beatles
Ringo Starr e seu lugar na história
Discos para história: With the Beatles, dos Beatles (1963)
O fenômeno Beatles
Discos para história: Please Please Me, dos Beatles (1963)


Comentários