Resenha: Queens of the Stone Age – …Like Clockwork

like-clockwork-hd

O Queens of the Stone Age ficou seis anos sem gravar material inédito, mas, entre um show e outro, a banda se reformulou mais uma vez – o único membro da formação original é Josh Homme – e entrou em estúdio para gravar …Like Clockwork, sexto álbum do grupo.

Nesse período, líder, vocalista e guitarrista, Homme trabalhou como produtor do disco Humbug, do Arctic Monkeys; montou, com Dave Grohl e John Paul Jones, o Them Crooked Vultures, superbanda que gravou um trabalho incrível em 2009; e ainda reeditou o primeiro álbum do QOTSA, que leva o nome da banda fundada em 1998.

Um pouco depois disso tudo, ele passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida, quando teve uma complicação em uma cirurgia no joelho e ficou quatro meses sem andar. Com crises de depressão e chateado por não fazer shows e tocar, ele chamou os companheiros e falou que um novo álbum de inéditas estava sendo pensado, e eles teriam que trabalhar nisso sem ele por perto. Foi o primeiro passo para o nascimento de …Like Clockwork

O clima soturno, falando da morte principalmente, já vem logo em “Keep Your Eyes Peeled”. Com participações do baterista Joey Castillo e de Jake Shears, vocalista do Scissor Sisters, a música tem como grande destaque o baixo, que dá toda base da canção. A voz de Josh Homme segue boa, e a música tem bom andamento.

"I Sat by the Ocean" mostra a força do conjunto e as principais características da banda: força nas letras e forte nos instrumentos. Tudo isso dentro de uma música de... amor. Na terceira faixa temos tons mais leves. “The Vampyre of Time and Memory” é reflexiva, com belo teclado tocado por Dean Fertita na introdução, e ele segue suave até que a guitarra slide entra com maestria para ganhar o ouvinte com um solo curto, mas fatal. E assim ela segue até o fim.

Não só pelas participações de Dave Grohl, Mark Lanegan, Nick Oliveri, Alex Turner e Brody Dalle, mas "If I Had a Tail" é a mais legal de …Like Clockwork. Escrita por Homme e Lanegan, ela tem muito do clima de deserto californiano; o andamento é bom e a letra pesada, mais parecida com um poema musicado, deixam tudo ainda melhor. Depois vem a conhecida “My God Is The Sun”, executada pela primeira vez no Lollapalooza Brasil deste ano, que tem uma guitarra matadora logo na introdução e é o grande destaque – ponto alto do disco após quase 20 minutos de audição.

A sexta faixa começa apresentando um clima tenso, mas “Kalopsia” segue suave e vai evoluindo até ganhar força para, depois, reduzir o ritmo novamente. É outra canção romântica. Em “Fairweather Friends”, o tema falsidade entre pessoas é tratado com ajuda de Grohl, Oliveri, Lanegan (também coautor da letra), Trent Reznor, do Nine Inch Nails, e Elton John. Aliás, a participação do pianista está brilhante, e ele é a rainha que faltava ao grupo.

Encaminhando para o final, "Smooth Sailing" soa como uma música autobiográfica de Homme e, ao que parece, cita seus problemas médicos. Após tons felizes, românticos e biográficos, “I Appear Missing” retoma o clima soturno com um belo solo de guitarra no final, e aqui é a última participação de algum convidado – Grohl toca bateria. Para encerrar, temos a estreia em estúdio do baterista Jon Theodore, ex-The Mars Volta. A canção que dá nome ao álbum é suave e reflexiva, e prova que o Queens of the Stone Age amadureceu, o que é bom.

Trabalhando o disco como uma peça única, ou seja, com as músicas sempre começando ainda no final da anterior, o Queens of the Stone Age mostra seu trabalho mais maduro e linear de seus 15 anos. As colaborações são bem amarradas dentro das músicas, o que enriqueceu as canções. E entra músico e sai músico, mas a qualidade só aumentou. Ouso falar que essa é a melhor formação que Homme conseguiu juntar em uma década.

Muitas músicas não engrenam de cara, o que não é de todo ruim, já que é necessário ouvir várias vezes, e ele vai melhorando a cada audição. Não se tira um clássico do lugar, mas …Like Clockwork mudou o patamar do QOTSA para cima e pinta como top-3 na ótima discografia da banda.

Tracklist:

1- "Keep Your Eyes Peeled"
2- "I Sat by the Ocean"
3- "The Vampyre of Time and Memory"
4- "If I Had a Tail"
5- "My God Is the Sun"
6- "Kalopsia"
7- "Fairweather Friends"
8- "Smooth Sailing"
9- "I Appear Missing"
10- "…Like Clockwork"

Nota: 4/5

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=f49yRhJ0NjI]

Comentários