Há 55 anos, Beatles gravavam pela primeira vez em Abbey Road


Mas banda não impressionou muita gente no estúdio

John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Pete Best entraram em estúdio pela primeira vez como uma banda profissional em 6 de junho de 1962. Ninguém sabe ao certo quantos takes foram, mas "Besame Mucho", "Love Me Do", "PS I Love You" e "Ask Me Why" foram gravadas nesse dia.

Mas a banda não passou uma boa impressão de primeira. Não havia nada nessa primeira sessão que mostrasse algo sobre o talento da dupla Lennon-McCartney nas composições ou se conseguiriam sobreviver depois da gravação do primeiro disco cheio. O equipamento ainda não ajudou, principalmente a Paul, com várias dificuldades em conseguir tirar o melhor de seu baixo.

Veja também:
Discos para história: Please Please Me, dos Beatles (1963)
Discos para história: With the Beatles, dos Beatles (1963)
Discos para história: A Hard Day’s Night, dos Beatles (1964)
Discos para história: Beatles For Sale, dos Beatles (1964)
Discos para história: Help!, dos Beatles (1965)
Discos para história: Rubber Soul, dos Beatles (1965)
Discos para história: Revolver, dos Beatles (1966)
Discos para história: Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, dos Beatles (1967)


Lennon precisou fazer uma gambiarra para sua guitarra parar de fazer um barulho estranho e Best também precisou parar algumas vezes para consertar o chimbal. Enfim, essa primeira sessão dos Beatles em estúdio ficou perto de ser um desastre. Por sorte, os problemas foram contornados e tudo correu bem até o fim – iniciada às 19h e finalizada às 22h. Acabou sendo a primeira e única participação de Best em alguma gravação dos Beatles no lendário estúdio. Em setembro, no retorno do grupo às gravações, Ringo Starr já havia sido contratado para ser o novo baterista.

O produtor George Martin não era muito de acompanhar testes de iniciantes. Aliás, ele nem tinha muito interesse em grupos com guitarras. Ron Richards, assistente de Martin, acompanhou a sessão de perto, mas logo acabou sendo substituído pelo titular. Chamado por Norman Smith quando esse ouviu "Love Me Do", Martin acabou ficando mais tempo do que o normal.

Ao final do dia, os quatro foram chamados à sala de gravação para ouvir conselhos e dicas de como melhorar. Ninguém falou absolutamente nada. Martin disse: "bom, alguém não gostou de alguma coisa?". Harrison respondeu: " sim, não gostei da sua gravata!" Isso foi suficiente para quebrar o gelo e partir para um papo mais informal sobre música e gravações em estúdio.

Das quatro faixas gravadas, apenas "Besame Mucho" e "Love Me Do" sobreviveram ao tempo. E por sorte. Geralmente, material não utilizado era jogado no lixo. Esses takes estão presentes na primeira edição do disco que acompanhou o lançamento da série Anthology no início dos anos 1990. O resto se perdeu.

A primeira passagem dos Beatles por Abbey Road não foi nada marcante. Ainda bem que eles tiveram uma segunda chance, pouco menos de três meses depois. Desse dia em diante, eles teriam mais segurança no estúdio. O resultado todos nós sabemos.

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!