Resenha: Cat Power - Covers


Cat Power completa 30 anos de carreira em 2022. Celebrada como uma das melhores compositoras desse período, a cantora sempre fez o que teve vontade e jamais foi refém da pressa pelo próximo sucesso ou pelo próximo trabalho, encaminhando o próprio trabalho no ritmo em que achou mais adequado.

Talvez para comemorar, ou apenas com vontade de fazer mesmo, o novo álbum chama-se "Covers" e, como o próprio nome diz, traz uma série de canções de outros artistas em novas versões, o terceiro trabalho do tipo na carreira. E, assim, novas mesmo, porque Cat Power consegue transformar músicas de outros artistas em um material que qualquer um diz ter sido feito por ela.

Veja também:
Resenha: Elvis Costello and The Imposters - The Boy Named If
Duas resenhas: Guided By Voices e IDLES
Duas resenhas: The Baggios e Macaco Bong
Resenha: Robert Plant e Alison Krauss - Raise the Roof
Resenha: Neil Young with Crazy Horse - Barn
Resenha: Gov’t Mule - Heavy Load Blues

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Caso de "Bad Religion", de Frank Ocean, um dos letristas mais requisitados dos últimos anos. Aqui, a faixa ganha um tom gospel dos mais interessantes em uma interpretação muito profunda, dominada pelo piano e pelo vocal cheio de efeitos. O disco também tem espaço para uma releitura de uma canção da própria cantora. "Hate", presente em "Greatest Hits", de 2006, ganha uma nova versão chamada "Unhate" — essa mais etérea do que a primeira versão.

Depois, ela parte para versões muito interessantes de canções do Dead Man's Bones, banda de Ryan Gosling com apenas um disco; de Lana Del Rey, quando vemos a influenciada sendo a influenciadora; e de Pogues, Bob Seger, Iggy Pop, Jackson Browne, Replacements e Nick Cave and the Bad Seeds, artistas clássicos do rock em maior ou menor escala.

Pode não ser de longe, mas, ouvindo com atenção, "Covers" é um trabalho muito pessoal de Cat Power. O motivo? Assim como qualquer um que gosta de música, ela sente que essas canções tocam muito fundo nela. Sabe quando ouvimos uma canção e parece que foi feita para relembrarmos determinados momentos? Esse novo disco dela é cheio disso, de momentos em que ela ouviu essas letras e, por algum motivo, se sentiu tocada por elas — o encerramento com "I'll Be Seeing You", conhecida na voz de Billie Holiday, é dos melhores.

"Covers" é uma boa mostra de como Cat Power, além de compositora, também é uma intérprete das melhores. Nas mãos de outras pessoas, essas músicas poderiam soar desastrosas. Aqui, ela as trata com carinho. E isso faz uma enorme diferença.

Tracklist:

1 - "Bad Religion" (Frank Ocean)
2 - "Unhate"
3 - "Pa Pa Power" (Dead Man's Bones)
4 - "White Mustang" (Lana Del Rey)
5 - "A Pair of Brown Eyes" (The Pogues)
6 - "Against the Wind" (Bob Seger)
7 - "Endless Sea" (Iggy Pop)
8 - "These Days" (Jackson Browne)
9 - "It Wasn't God Who Made Honky Tonk Angels" (Kitty Wells)
10 - "I Had a Dream, Joe" (Nick Cave and the Bad Seeds)
11 - "Here Comes a Regular" (The Replacements)
12 - "I'll Be Seeing You" (Billie Holiday)

Avaliação: muito bom

Continue no blog:

Comentários