Resenha: Prince - Welcome 2 America


Prince (1958-2016) morreu de forma surpreendente e chocou o mundo há cinco anos, dia em que Wolf Blitzer, da CNN, não economizou ao dizer "Prince is dead" (Prince está morto). Desde então, o espólio do cantor fez um acordo com a Universal ao vender todos os direitos dos materiais lançados e inéditos, menos "Purple Rain", ainda da Warner Music.

Como parte do contrato, "Welcome 2 America" é o terceiro disco póstumo lançado nos últimos quatro anos e abre com a animada e sensual faixa-título, nome de um projeto musical, como tantos outros, arquivado sem explicações por parte de Prince. Ele inicia, aqui, uma discussão das mais interessantes sobre a interseção de tecnologia, política e fé, além de assuntos importantes do cotidiano, como racismo, desinformação na era digital e justiça social.

Veja também:
Resenha: David Crosby - For Free
Resenha: Vince Staples - Vince Staples
Resenha: Foo Fighters - Dee Gees: Hail Satin
Dois discos: John Mayer e Rodrigo Amarante
Duas resenhas: Adrian Smith and Richie Kotzen e Lucrecia Dalt and Aaron Dilloway
Duas resenhas: Laura Mvula e Angelique Kidjo

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Poucas pessoas conseguiram falar sobre tantos assuntos diferentes ao longo dos anos com tanta propriedade como Prince fez. Em "Born 2 Die", ele faz uma canção à Curtis Mayfield, uma provocação ao amigo Dr. Cornel Weston, enquanto "1000 Light Years from Here" a aposta está em um R&B mais moderno em que o vocal de apoio, inserido depois, ajuda a dar peso a interpretação do cantor.

Todo material póstumo dá certo medo pelo desgaste que pode causar à imagem da pessoa. Basta ver o que aconteceu com Michael Jackson antes dos escândalos expostos pelo documentário "Deixando Neverland", para ficar em um exemplo de outro artista gigantesco. Mas parece que Prince deixou o melhor para depois do final.

"Welcome 2 America" é o melhor material dele lançado em anos, incluindo os trabalhos mais recentes antes de ele morrer. Canções como "Hot Summer" e "Same Page, Different Book" mereciam ter ganhado vida há alguns anos. Mas Prince nunca as aproveitou e ninguém saberá o motivo. Só sabemos como ele tinha material para fazer discos cada vez melhores. E, ao que parece, é só o começo.

Tracklist:

1 - "Welcome 2 America"
2 - "Running Game (Son of a Slave Master)"
3 - "Born 2 Die"
4 - "1000 Light Years from Here"
5 - "Hot Summer"
6 - "Stand Up and B Strong" (Dave Pirner)
7 - "Check the Record"
8 - "Same Page, Different Book" (Prince/Shelby Johnson)
9 - "When She Comes"
10 - "1010 (Rin Tin Tin)"
11 - "Yes"
12 - "One Day We Will All B Free"

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários