Ecad, serviços de streaming e o Brasil


Decisão recente do STF deu vitória ao órgão em processo de execução pública de músicas

Na última semana, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que os serviços de streaming devem pagar direitos autorais ao Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). Isso aconteceu porque quem julgou o caso entendeu que, mesmo tocando no fone de uma pessoa, as canções executadas no Spotify, Apple Music e outros são execução pública e cabem na Lei de Direitos Autorais, Lei 9.610 de 1998, assim como as músicas tocadas em web rádios - como é o caso de decisão favorável ao Ecad.

É uma decisão que é muito boa para quem faz música, porque é mais uma maneira de arrecadar. Mas, olhando em uma perspectiva maior, não é algo muito bom em um País que ainda está longe de se adequar às novas tecnologias. Tudo no Brasil é muito confuso quando uma novidade aparece, já que a maioria das leis são muito anteriores ao nosso atual jeito de consumir música.

Veja também:
Prince nos serviços de streaming vai contra vontade do cantor em vida
Se era impressão, agora é fato: CD virou vintage
Apple x serviços de streaming: está apenas começando
Quando só o serviço de streaming não é o culpado
Serviço de streaming de Jay Z, Tidal é incentivo à pirataria
Spotify, Google e o serviço por streaming


Na decisão, o ministro Villas Bôas Cueva afirmou que “o acesso à plataforma musical é franqueado a qualquer pessoa, a toda coletividade virtual, que adentrará exatamente no mesmo local e terá acesso ao mesmo acervo musical, e esse fato, por si só, é que configura a execução como pública” e que a decisão “prestigia, incentiva e protege os atores centrais da indústria da música: os autores”.

A decisão abrirá brechas para outros futuros processos do Ecad contra qualquer coisa que execute músicas. E é aí que está o problema. Enquanto não houver uma nova lei, tudo será muito obscuro e complicado nesse quesito porque sempre alguém poderá recorrer para uma instância mais alta. E, como sabemos bem, os julgamentos demoram uma eternidade para acontecer, deixando brechas para todos os envolvidos.

O Brasil é o caso de vivermos no século 21 com algumas leis do início dos anos 1940. Os artistas têm todo direito de receber pelo trabalho deles, isso ninguém deve impedir. Mas o que não pode acontecer são vitórias provisórias em cima de assuntos extremamente complexos e que exigem muito mais do que achar que isso vai melhorar a venda de CDs.

É necessária uma nova lei para que todos os envolvidos no assunto possam tocar suas vidas sem ficar dependendo de julgamentos sem data para acontecer.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!