quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Resenha: ABBA - Voyage


O ABBA está na história da música pop e não há o menor espaço para discordância. Ao longo de quase toda década de 1970, o grupo sueco formado por Agnetha Fältskog, Anni-Frid Lyngstad, Björn Ulvaeus e Benny Andersson fez história com seus grandes hits que, imagino, não preciso falar quais.

Quarenta anos após o lançamento de "The Visitors", o quarteto retorna com "Voyage", o último disco de estúdio da carreira, a despedida de um grupo que fez tanto pela música pop mundial e ajudou a moldar muito dos artistas de sucesso desde então. E é bem difícil não ficar emocionado ao ouvir "I Still Have Faith in You", faixa de abertura. É aquela balada melancólica que, com uma boa interpretação, a letra ganha muito — é o caso aqui.

Veja também:
Resenha: The War on Drugs - I Don't Live Here Anymore
Resenha: Elton John - The Lockdown Sessions
Resenha: Jarvis Cocker - Chansons d'Ennui Tip-Top
Duas resenhas: Coldplay e Alessia Cara
Duas resenhas: Bomba Estéreo e Finneas
Duas resenhas: Ministry e BADBADNOTGOOD

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Depois, o disco caminha por uma estrada já conhecida por quem já ouviu as canções da banda. Eles passam pela mistura de tradicional com pop ("When You Danced with Me"), baladas simples ("Little Things" e "Keep an Eye on Dan"), canções melancólicas ("I Can Be That Woman" e "Bumblebee"), animadas ("No Doubt About It") e o potente encerramento com "Ode to Freedom".

O grande momento do disco está na sequência formada por "Don't Shut Me Down" e "Just a Notion". A primeira já nasce clássica, dessas canções que as pessoas vão discutir se merece entrar no top 10 da discografia da banda (spoiler: sim, merece). É potente e tão cheia de energia, que até topo um "Mamma Mia! 3" só para ver Stellan Skarsgård, Pierce Brosnan, Colin Firth e Andy Garcia cantando e dançando essa música — pode até ressuscitar a personagem da Meryl Streep para fazer isso acontecer.

Já a segunda, composta em 1978 e presente em discos especiais, foi apenas completada com os instrumentos — os vocais são da gravação original. E, animada, é uma faixa com a cara, corpo e alma do ABBA, algo que já seria muito legal há 50 anos e é ainda mais legal em 2021.

O ABBA não precisava de um disco novo, mas resolveu encerrar a própria carreira com canções inéditas (ou quase isso). "Voyage" tem duas ótimas faixas e está à altura da história do grupo que conquistou os nossos corações.

Tracklist:

1 - "I Still Have Faith in You"
2 - "When You Danced with Me"
3 - "Little Things"
4 - "Don't Shut Me Down"
5 - "Just a Notion"
6 - "I Can Be That Woman"
7 - "Keep an Eye on Dan"
8 - "Bumblebee"
9 - "No Doubt About It"
10 - "Ode to Freedom"

Avaliação: bom

Continue no blog: