Eric Clapton, 70


Há pouco tempo, Eric Clapton disse que se retiraria das longas turnês quando chegasse aos 70 anos. Pois bem, esse dia é hoje. Caso tudo se confirme realmente, ele parará de fazer grandes turnês e focará apenas em datas nos Estados Unidos e Inglaterra. Como ele mesmo disse, a atitude é para preservar um pouco do fôlego para ter uma carreira mais longa.

Tive a oportunidade de ver Clapton apenas uma vez, no estádio do Morumbi, em São Paulo. Mesmo bem longe do palco, o show foi muito bom – foi lá que tive a oportunidade de conhecer Gary Clark Jr., um dos grandes guitarristas da atualidade. Foi um privilégio assistir essa apresentação.

Agora o mais novo septuagenário deve ficar apenas nos discos de estúdios, apresentações aqui e acolá. Sinceramente, é uma pena saber que ele está envelhecendo. Deveria existir uma lei que proibisse nossos ídolos de envelhecer e de morrer. Eles deveriam completar 60 anos e parar por ali, para que mais gente, mais gerações pudessem ter o privilégio de assisti-los no fim de sua plenitude física.

Só de ser a única pessoa que está no Hall da Fama do Rock três vezes (Yardbirds, Cream e carreira solo), já seria suficiente para idolatrá-lo, mas ele é mais do isso. Sua música é hipnotizante e seus solos deixam os fãs em transe absoluto. O apelido de Deus não veio de graça, ele, no palco, realmente parece um Deus. E ele faz tudo isso sem esforço e sem suar.

Por um lado, é para se lamentar e muito o fim das longas turnês. Por outro, é bem capaz de termos Clapton fazendo mais discos e outras coisas. E ele ainda estará por aí por algum tempo. Caso você tenha a chance de vê-lo, não pense duas vezes, faça um sacrifício e vá. Não perca essa chance por nada.

Veja também:
Resenha: Eric Clapton – Old Sock
Show completo: Eric Clapton - MTV Unplugged (1992)
Show completo: Eric Clapton – Live in Basel (2013)
Resenha: Eric Clapton and Friends - The Breeze: An Appreciation of J.J Cale
Escute guitarra isolada de Eric Clapton em While My Guitar Gently Weeps
Discos para história: 461 Ocean Boulevard, de Eric Clapton (1974)
Veja show de Eric Clapton no Rio de Janeiro em 2001

Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+, no no Tumblr e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!