Resenha: Mastodon – Once More ‘Round The Sun


Três anos depois de The Hunter, disco muito elogiado pela crítica, o Mastodon está de volta com Once More ‘Round The Sun, sexto trabalho de estúdio de banda. Pela expectativa e pela qualidade do último álbum, estamos vendo o auge de um dos agora grandes grupos de metal do mundo.

"Tread Lightly" começa lenta, mas engana-se quem achar que ela se manterá assim. A pancada vem com estilo em um desfile de riffs e força dos membros da banda, dando tudo de si. Um ótimo início, mantido em "The Motherload" e seu ótimo refrão (This time, this time, things'll work out just fine/ We won't let you slip away/ This time, this time, things'll work out just fine/ We won't let you leave this way).

Se o Mastodon conseguiu equilibrar bem a melodia no início, isso não acontece em "High Road", mas isso não é ruim, pelo contrário. Pelo andamento do álbum, era natural que uma faixa mais, digamos, no estilo clássico do heavy metal aparecesse. A faixa-título do disco é muito, muito veloz e é uma das minhas preferidas, enquanto "Chimes at Midnight" retoma o ritmo das coisas – peso, gritos e riffs ensurdecedores.

A ótima "Asleep in the Deep" soa como um blues mais pesado, por isso deve agradar muito aos fãs mais antigos. Pulando para mistura entre punk e metal, "Feast Your Eyes" é outra paulada absurdamente boa, outra que deve agradar muito o ouvinte, assim como "Aunt Lisa", que lembra um pouco o metal dos anos 1980 em que a mistura era quase uma regra.

Digamos mais leve do que as anteriores, "Ember City" tem potencial gigante para ser single e agradar outro tipo de público, bem diferente de "Halloween", feita para quem gosta de canções mais pesadas. Com mais de sete minutos, "Diamond in the Witch House" encerra com maestria o disco. Que encerramento.

Quem diria que um dos discos do ano seria do Mastodon, hein? Bom, se você não previa isso, então não esteve atento à evolução do grupo nos últimos quatro, cinco anos. Comparações sempre são difíceis, mas está ficando bem claro que eles estão ocupando o lugar que era do Metallica há alguns anos ao encontrar o equilíbrio certo entre usar elementos do metal e diminuir o ritmo na hora certa. O Mastodon ainda será gigante.

Tracklist:

1 - "Tread Lightly"
2 - "The Motherload"
3 - "High Road"
4 - "Once More 'Round the Sun"
5 - "Chimes at Midnight"
6 - "Asleep in the Deep"
7 - "Feast Your Eyes"
8 - "Aunt Lisa"
9 - "Ember City"
10 - "Halloween"
11 - "Diamond in the Witch House"

Nota: 4,5/5



Veja também:
4 em 1: A Sunny Day In Glasgow, Brian Eno & Karl Hyde, The Horrors e Sebastian Bach
Resenha: Pitty – SETEVIDAS
Resenha: Ed Sheeran – X
Resenha: Skank – Velocia
4 em 1: Sharon Van Etten, Matisyahu, Pixies e Miranda Lambert
Resenha: Willie Nelson – Band of Brothers



Comentários