Resenha: Skank – Velocia


O Skank é uma das grandes bandas brasileiras dos últimos 20 anos, seja agitando em estádios de futebol, seja tocando canções leves em novelas da Globo. Não adianta esconder o fato de que eles sabem fazer músicas boas e construíram uma incrível reputação com uma discografia para lá de respeitável. Por isso, Velocia é a esperança de outro bom trabalho dos mineiros.

“Alexia” abre mostrando uma das características deles: saber combinar tudo em uma faixa muito pop de Nando Reis, que colabora como compositor em outras cinco faixas. É o início esperado, sem nada de excepcional, mas bem seguro. Assim como muitos músicos brasileiros, o Skank também aproveitou o momento das manifestações pelo Brasil para dar seu palpite. Mas “Multidão”, com BNegão, não é das melhores canções da banda.

Usando os metais em outra canção absurdamente pop, “Do mesmo Jeito” tem cara de single, cara de quem tocará bastante nas rádios pelo Brasil. Ponto para o Skank, que já garantiu outra boa música em seu vasto repertório. Com participação de bela voz de Lia Paris, “Aniversário” é outra que entra na categoria segurança: nem boa, nem ruim.

O bom reggae "Ela me Deixou" faz parte do que eles vêm fazendo nos últimos anos ao explorar mais esse ritmo latino, enquanto "Esquecimento" é uma balada acústica feita para baixar o ritmo dos shows. "Périplo" é outra que não foge do que eles já fizeram, mas é bem abaixo de qualquer hit da banda dos últimos 14, 15 anos.

A delicada "Rio Beautiful" pode agradar algumas, mas a letra é muito pobre e a melodia é simplória – pelo talento e recursos investidos, é muito pouco. Nando Reis aparece mais uma vez na bela "Galápagos", essa, sim, boa o suficiente para fazer parte de um disco, o mesmo não vale para "A Noite" e seu fraco refrão. A animada "Tudo Isso" consegue dar um bom encerramento a Velocia.

O Skank não precisaria lançar mais nada se não quisesse, mas trabalhar em coisas novas sempre é interessante, mas a irregularidade é a marca de Velocia. Por um lado, há canções que facilmente podem entrar nos shows da banda; por outro, há faixas completamente descartáveis. Isso não muda a cotação da bolsa, mas um tantinho a mais de esforço poderia render algo melhor.

Tracklist:

1 - "Alexia"
2 - "Multidão"
3 - "Do Mesmo Jeito"
4 - "Aniversário"
5 - "Ela me Deixou"
6 - "Esquecimento"
7 - "Périplo"
8 - "Rio Beautiful"
9 - "Galápagos"
10 - "A Noite"
11 - "Tudo Isso"

Nota: 2,5/5



Veja também:
4 em 1: Sharon Van Etten, Matisyahu, Pixies e Miranda Lambert
Resenha: Willie Nelson – Band of Brothers
Resenha: Echo and The Bunnymen – Meteorites
Resenha: The Afghan Whigs - Do To The Beast
4 em 1: Rick Ross, We Are Scientists, John Frusciante e Santana
Resenha: Bob Mould – Beauty and Ruin



Comentários