Seriado: Foo Fighters - Sonic Highways (S01E05)


O novo episódio de Sonic Highways acontece em Los Angeles, Califórnia, onde quatro histórias se juntam mais uma vez.

Como já escrevi aqui antes, um dos méritos da série dirigida por Dave Grohl está na edição. São muitas histórias diferentes em um mesmo capítulo, então juntar tudo isso em pouco menos de uma hora é uma missão bem complicada, mas vem sendo bem executada.

Desta vez, a escolha do local não foi pautada pelos cantores e cantoras óbvios. Grohl contou de maneira breve a história da cena local ao citar Eagles, Linda Ronstadt, The Runaways, entre outros. O foco acabou sendo o que ele mais entende: punk e Kyuss. Como Pat Smear nasceu em Los Angeles, ele acabou ficando responsável por algumas boas partes, como a entrevista com um famoso DJ da KROQ, e algumas histórias dos seus tempos de Germs, banda que fez, por exemplo, Duff McKagan virar músico.

Mas o grande foco está na região de Joshua Tree, onde fica o Rancho de la Luna, estúdio de gravação muito famoso por ter sido casa de alguns dos principais discos dos últimos 30 anos – de U2 a Arctic Monkeys, passando por Foo Fighters e Queens of the Stone Age. Uma das duas histórias emocionantes desse quinto episódio é quando músicos e produtores falam de Fred Drake, morto em 2002. Soropositivo desde os anos 1980, Drake foi cofundador do estúdio e ajudou as bandas a encontrar “a sonoridade do deserto”. A outra história é o suicídio de Darby Crash, vocalista do Germs. Ele se matou um dia antes de John Lennon ser assassinado, e Smear, ao contar essa história, claramente se emociona. Além de guitarrista da banda, ele era amigo do vocalista.

Um ponto importante é mostrar como a cena do deserto se desenvolveu. Sem parâmetro, pois eles estavam isolados do mundo, quem morava ali criou uma sonoridade própria, um heavy metal mais lento e mais pesado. Homme, para quem não sabe, é um dos pioneiros nesse tipo de som. Por isso a faixa “Outside” acaba sendo uma boa homenagem a tudo isso. Joe Walsh, do Eagles, participa tocando guitarra.

Por todos esses motivos, Los Angeles acabou rendendo o episódio mais emocionante até aqui. Para quem esperava bandas mais famosas, pode tirar o cavalo da chuva. Esse episódio é para quem tem colhões.



Veja também:
Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E04)
Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E03)
Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E02)
Seriado: Foo Fighters - Sonic Highways (S01E01)




Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+ e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!

Comentários