Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E04)


O Foo Fighters saiu de Nashville e foi para Austin, no Texas, para o quarto episódio da série-documentário Sonic Highways.

A boa sacada de duas cidades próximas, com públicos e histórias semelhantes, deu a Austin um ar de continuação do que aconteceu na parte anterior. A cidade está dividida entre duas situações: a de crescimento de cidade média para grande, com o aumento do turismo graças aos festivais South by Southwest (SXSW) e Austin City Limits e a chegada da Fórmula 1 recentemente, e a preservação de elementos de cidade do interior, com homens andando em seus cavalos usando chapéus e botas.

Musicalmente falando, Willie Nelson é o grande representante do Texas. Aos 81 anos, ele ainda faz sua música e preserva ao máximo suas raízes do meio-oeste americano. Ele e o programa de TV Austin City Limits foram os grandes destaques da primeira parte do episódio, que pode ser dividido em quatro partes.

O homenageado da vez foi 13th Floor Elevators, banda considerada uma das pioneiras no rock psicodélico. Sim, isso mesmo, um dos primeiros grupos do tipo nasceu no Texas. Com apenas quatro discos lançados, eles mudaram o rumo da música nos anos 1960. Eles foram tão importantes para Billy Gibbons, do ZZ Top, que sua banda acabou sendo batizada para homenageá-los – aliás, as intervenções de Gibbons são interessantíssimas e enriquecem muito a discussão. O gênio por trás do sucesso era o vocalista e guitarrista Roky Erickson com seu estilo único. Sua história merece ser vista e revista por quem se interessa por música, pois seu caso é muito semelhante ao de Sid Barrett, do Pink Floyd.

Depois o foco vira para o gênio prodígio Stevie Ray Vaughan. Irmão de Stevie, Jimmie Vaughan foi um dos participantes mais ativos da cena de Austin nos anos 1960 e 1970, e ele conta como o caçula chegou ao sucesso. Aos 15, ele já era um guitarrista virtuoso e cheio de expectativa de uma carreira de sucesso.

A modernidade entre em cena para falar do atual momento de Austin, começando com a invasão do punk nos anos 1980. Uma cidade em crescimento sempre enfrenta os problemas da especulação imobiliária e do êxodo de jovens para outros lugares por ficar caro tentar a vida onde eles cresceram. “Cada vez mais eles estão indo para o oeste”, disse Willie Nelson. Oeste pode entender por sul dos Estados Unidos e Nova York, cidades onde há claramente mais oportunidades para eles. O grande exemplo da mudança da cidade é o SXSW, festival de cultura pop que cada vez mais tem chamado atenção das pessoas. Por um lado, movimenta a economia; por outro, os mais velhos não gostam de ver a cidade cheia de gente. É um dilema que todos precisam conviver.

Gary Clark Jr. foi o escolhido para representar a nova geração, a que assumirá as rédeas quando os mais velhos forem embora. Ele carrega aquela alma de bluesman que só se vê o pessoal da velha guarda. Por isso mesmo, Clark Jr. carrega a responsabilidade de levar o blues à próxima geração.

Esse episódio, assim como o anterior, serviu como crítica, mas, desta vez, aos rumos que a cidade está tomando. E não por causa do SXSW, mas pelo fato de que tudo está mudando muito rápido e o risco de colocar uma pedra no passado é enorme. Torçamos para que isso não aconteça.



Veja também:
Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E03)
Seriado: Foo Fighters – Sonic Highways (S01E02)
Seriado: Foo Fighters - Sonic Highways (S01E01)




Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+ e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!