A partir de hoje (27), os textos da newsletter entrarão no site na segunda-feira seguinte
O Apple Music divulgou nas redes sociais uma lista com os 100 melhores discos de todos os tempos, segundo votação deles. Obviamente, há muita polêmica e o resultado chamou bastante atenção: “The Miseducation of Lauryn Hill” ocupou a primeira colocação, surpreendendo a todos. Até o momento, a postagem na antiga rede social chamada Twitter estava com quase 60 mil compartilhamentos até o fechamento da newsletter.
Muita gente reclamando, outros concordando, mas o fundamental é entender a mudança de geração acaba mexendo com qualquer lista envolvendo discos ou filmes. Alguns álbuns considerados clássicos caem de posição e outros simplesmente desaparecem. Um exemplo: Elvis Presley nem aparece. Outro: “1989 (Taylor's Version)”, de Taylor Swift, está na frente de “Pet Sounds”, dos Beach Boys, e de “Revolver”, dos Beatles.
Veja também:
The Who: o fim cada vez mais próximo
Estou no Twitter e no Instagram. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog! Confira a agenda de lançamentos
A lista em si não é um problema. As coisas vêm e vão, as referências mudam. Quem poderia imaginar que Cocteau Twins, Ride e o My Blood Valentine seriam mais influentes na música nos anos 2020 do que os Beatles? O problema é achar que tudo feito hoje é melhor do que antes. É alguns casos. Mas tudo não.
Toda geração tem algum defeito em especial que vira uma espécie de marca. A atual tem no consumo rápido de entretenimento esse problema. Filmes, discos e livros são vistos, ouvidos e lidos como se fossem ‘fast food’, nada é duradouro e o passado é algo a não ser explorado, mas jogado em algum lugar para ser esquecido. É meio um papo de velho, mas a falta de valorização de obras passadas é um problema grave, principalmente para entender como chegamos até aqui. O mundo não foi feito nos anos 2000.
A lista será esquecida em algumas semanas ou até a divulgação da próxima, também alvo de polêmica assim que sair. Fica um pedido desde já: ouçam mais discos, vejam mais filmes, leiam mais livros antigos. É sempre uma experiência enriquecedora e ajuda entender melhor o mundo atual, além de dar uma visão como sobre as coisas eram feitas antes. Começar por essa lista do Apple Music pode ajudar.
Comentários
Postar um comentário
Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!