Notícias do dia #134


Surpresa

Muita gente dá o CD como acabado devido ao streaming e ao interesse pelo vinil, porém o Reino Unido mostra que o formato também está perto do "morri, mas passo bem".

Segundo m relatório de vendas de fim de ano da parceria entre MRC Data e Billboard, as vendas de CDs foram de 40,59 milhões de unidades em 2021, um aumento de 1,1% em relação ao ano anterior.

É o primeiro aumento anual de vendas no formato desde 2004, o último ano de força das vendas antes da pirataria tomar conta do mercado.

"30", da Adele, foi CD mais vendido de 2021 com quase 900 mil unidades vendidas. As segunda e terceira posições ficaram com Taylor Swift com "Fearless" (263 mil) e "Red" (237 mil).

Uau

A Associação de negócios da indústria fonográfica britânica (BFI na sigla em inglês) divulgou o relatório de vendas de vinis no Reino Unido. E o número impressiona.

Foram vendidos 5,3 milhões de LPs em um ano, o maior número desde 1990, um aumento de 11% em relação aos números de 2020 É o 14º ano consecutivo de crescimento da venda de vinis, que agora representa mais de um quarto das compras de formato físico no Reino Unido.

Quem contribuiu com o número foi o ABBA. Com quase 30 mil unidades, "Voyage" foi o LP mais vendido no Reino Unido no século XXI até o momento.

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

É para gente jovem

O line-up do BottleRock 2022 terá Metallica, Pink e Twenty One Pilots como atrações principais. Evento acontece de 27 a 29 de maio.


Esse é para gente velha

Já o BeachLife Festival 2022 terá Weezer, 311 e Smashing Pumpkins no encerramento. Programação vai de 13 a 15 de maio.


Anúncio

"Jeen-Yuhs: A Kanye Trilogy", o documentário sobre Kanye West dividido em três partes, será exibido pela Netflix. E a primeira parte já tem data de lançamento: 16 de fevereiro.

Pouco antes, no dia 10, a primeira parte também será exibida nos cinemas nos Estados Unidos.

O longa estava programado para ser exibido no Festival de Cinema de Sundance, mas acabou tendo a exibição cancelada por conta da mudança de formato do evento para o virtual devido aos aumentos dos casos de Covid nos Estados Unidos.

Parabéns (eu acho)

No escondido Globo de Ouro, realizado ontem (9), Billie Eilish levou o prêmio de Melhor Canção Original por "No Time To Die", tema do novo filme da franquia James Bond.

Em Melhor Trilha Sonora, Hans Zimmer ganhou pelo trabalho feito em "Duna".

Eu quero!!!!!

Sharon Van Etten, Angel Olsen e Julien Baker farão uma turnê em conjunto pelos Estados Unidos entre julho e agosto.

Fim da linha

Em entrevista ao 'The Telegraph', Elvis Costello disse que não vai mais tocar "Oliver’s Army", uma das canções mais famosas do repertório, e pediu para as rádios não tocarem mais a música.

A canção contém as estrofes: "Only takes one itchy trigger/ One more widow, one less white n—–*".

"Se eu escrevesse essa música hoje, talvez pensasse duas vezes. Era assim que meu avô era chamado no exército britânico, historicamente é um fato, mas as pessoas ouvem essa palavra e me acusam de algo que eu não pretendia", falou.

*Clique aqui para mais informações.

Clique aqui para ler a edição anterior.

Continue no blog:

Comentários