Resenha: This is Pop (Netflix)


O texto saiu com exclusividade na newsletter do blog, publicada toda sexta-feira. Assine para não perder nada.

Contar a história da música pop é algo muito complicado. E não é pela falta de material, já que personagens, momentos e histórias existem aos borbotões. O trabalho é refinar tudo isso e transformar em um material atraente o suficiente para prender jovens, velhos e o pessoal do meio-termo na frente da televisão. E é exatamente esse o papel de "This is Pop", nova série da Netflix.

Em oito episódios, a série aborda temáticas diferentes, mas que se complementam e formam várias conexões. Para um fã de música, "This is Pop" é deliciosa por alguns motivos. O primeiro deles é como os três primeiros episódios, "Efeito Boyz II Men", "Auto-Tune" e "Influência sueca", são partes da mesma coisa. Necessariamente, um complementa o outro na história da música pop dos últimos 50 anos.

Veja também:
Resenha: Hit Parade, de Marcelo Caetano
Playlist: músicas presentes na série This is Pop, disponível na Netflix

Estou no Twitter e no Instagram. Ouça o podcast, compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

O segundo é como eles contam as histórias de uma maneira muito atrativa. Os roteiros e edições acertam em equilibrar humor, drama e boas histórias. A vontade de ficar na frente da TV assistindo outros episódios é grande e ainda há o fato de ser possível assistir na ordem ou escolher qualquer um de maneira aleatória para ver depoimentos sobre  vários temas. De tecnologia a método de trabalho, de história da música desde os anos 1940 até protestos e como a música realmente fez a diferença no mundo desde sempre. Tudo com apoio de quem viveu aquilo e de especialistas.

Entre os oito episódios, "Influência sueca", "Viva o pop britânico!" e "Brill Building em 4 músicas" são os destaques por conseguir pegar histórias conhecidas e bandas famosas e fazer um trabalho acima da média. O último, aliás, é dos mais emocionantes por conseguir mostrar como, se não fosse as ideias do passado, muito do presente da música pop atual não existiria.

"This is Pop" é um presente para qualquer fã de música. Em oito episódios, é possível compreender como astros e estrelas da música nasceram e como essas histórias são eternas. Já ansioso por uma segunda temporada.

Avaliação: ótimo

Continue no blog:

Comentários