Há 60 anos, Elvis Presley lançava “Heartbreak Hotel”


Uma linha escrita no jornal Miami Herald sobre o suicídio de um homem mudaria a história da música pop. A frase? "I walk a lonely street". Tommy Durden, um professor durante o dia e promotor de shows a noite, e Mae Boren Axton, um compositor profissional, se juntaram para escrever a letra. As versões como ela foi escrita são conflitantes, mas é aquele típico caso de ninguém querer cantá-la. Parecia que estava esperando por Elvis Presley, então um rapaz descoberto há pouco tempo pela gravadora Sun.

Já com certo sucesso local, Elvis teve seu contrato comprado pela RCA Victor junto a Sun e foi a grande aquisição dos anos dourados do rock. No final de 1955, estabilizado na nova gravadora, o cantor receber Axton em um hotel para ouvir a música. Alguns dias depois desse encontro, Presley aceitou a proposta do compositor para transformá-la em seu primeiro single – ele a cantou pela primeira vez no início de dezembro.

Depois de gravar "I Got a Woman", cover de Ray Charles, “Heartbreak Hotel” foi a segunda canção gravada para o disco de estreia de Elvis, que iria desafiar ordens da gravadora para ter a faixa em seu disco de estreia. O dia foi difícil, porque a diferença de clima entre a Sun e a RCA era nítida. Enquanto uma era mais leve, quase amadora, a outra era cheia de regras, microfones e gente mandando por todos os lados.

Os diretores da RCA concordaram que a temática de “Heartbreak Hotel” era muito mórbida e nada lembrava o clima feliz dos primeiros singles lançados por Elvis em sua gravadora anterior. Um memorando da época dizia que era “óbvio que não vamos liberar essa canção para fazer parte do disco”.

Para satisfazer o cantor, a faixa foi lançada como single, com "I Was the One" no lado B, em 27 de janeiro de 1956. Demorou quase três meses, mas ela atingiu os três primeiros lugares das paradas Country and Western, R&B e Pop, sendo a segunda música a conseguir tal feito – “Blue Suede Shoes", de Carl Perkins, foi a primeira. Foi esse compacto que deu a Elvis seu primeiro milhão em vendas, ganhando o disco de ouro.



Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! Isso ajuda pra caramba o blog a crescer e ter a chance de produzir mais coisas bacanas.