Discos para história: Are You Experienced?, do Jimi Hendrix Experience (1967)


A 36ª edição do Discos para história fala do debut de Jimi Hendrix na carreira solo. E logo de cara, ele conseguiria chamar atenção pela habilidade com a guitarra e pelo grande trabalho que fez logo na estreia. Hendrix nem sabia, mas seria aclamado como melhor guitarrista de todos os tempos em breve.

História do disco

Jimi Hendrix era um músico conhecido por seus pares pela habilidade com a guitarra em meados dos anos 1960 nos Estados Unidos, mas o grande público não tinha a menor ideia de quem ele era. Buscando afirmação no meio, ele tocou com diversos músicos, indo de banda em banda durante boa parte do tempo entre 1964 e 1966.

A grande oportunidade de sua vida apareceu quando Linda Keith, namorada de Keith Richards, do Rolling Stones, viu uma apresentação dele em Nova Iorque e ficou impressionada com sua habilidade. Ela imediatamente recomendou o guitarrista ao empresário dos ingleses Andrew Loog Oldham e ao produtor Seymour Stein, mas eles não viram potencial comercial nele.


Sabendo da negativa, Linda o recomendou a Chas Chandler, que estava deixando o Animals e desejava gerenciar músicos. O teste para saber se Hendrix era bom foi interessante: ele deveria fazer uma versão de “Hey Joe”, de Billy Roberts. Chandler ficou impressionado com o que viu e rapidamente agendou uma viagem a Londres para eles assinassem um contrato com Michael Jeffery, sócio de Chas na nova empresa.

Enquanto Hendrix tratava de sua mudança para Inglaterra, os novos empresários saíram em busca de dois ou três músicos para montar o Jimi Hendrix Experience. Os escolhidos foram Noel Redding e Mitch Mitchell, e assim estava formada a banda liderada pelo guitarrista. A performance de Jimi no palco se espalhou rapidamente, atraindo nomes como Eric Clapton, Paul McCartney, Jeff Beck, Brian Jones, Mick Jagger e John Lennon às suas apresentações.

Depois do sucesso razoável de "Hey Joe" e "Purple Haze", estava na hora de gravar um disco completo, e foi um trabalho demorado até Are You Experienced nascer, crescer e ficar do gosto de Hendrix. O trabalho acabou sendo dividido em duas partes, pois os shows aumentaram depois de toda propaganda, e isso levou o Jimi Hendrix Experience a fazer turnê pela Europa entre outubro e dezembro de 1966. Por isso, as sessões em estúdio ficaram em segundo plano em um primeiro momento. Três semanas após o fechamento da primeira perna da turnê, eles retomaram a vida de estrada-estúdio até abril de 1967, quando foi registrada a última gravação do primeiro trabalho solo de Jimi.

A capa da edição britânica é Hendrix com uma capa e Redding e Mitchell abaixados, mas isso não agradou ao guitarrista. Isso o motivou a chamar Karl Ferris para fazer uma edição alternativa, que acabou sendo escolhida como capa da versão americana do disco – ela representava muito melhor a imagem do grupo do que a lançada no Reino Unido.

Are You Experienced é considerado uma das grandes estreias da história do rock, sendo unanimidade entre os críticos de que é um dos mais importantes do gênero. Em sete meses, o álbum atingiu um milhão de cópias vendidas e aumentou ainda mais a idolatria de Hendrix, que viria a ser o melhor guitarrista entre o final dos anos 1960 e início da década seguinte.



Resenha de Are You Experienced

O primeiro disco de Jimi Hendrix começa com uma de suas músicas mais populares: “Foxy Lady” tem todo um gingado meio R&B, meio blues, com toques de jazz. Sem contar os overdubs feitos, a faixa foi gravada em apenas um take, o que não deixa de ser impressionante. "Manic Depression" foi feita após o guitarrista ser provocado pelo empresário, que disse em uma coletiva que ele soava como um “maníaco depressivo”. Aqui temos o primeiro solo, marca registrada dele.

Uma coisa que muitos esquecem, e acabam não dando os devidos créditos, era o fato de que a banda que acompanhava Hendrix era excelente. Eram apenas três pessoas, mas que faziam um baita barulho. Em “Red House” temos o blues raiz, o blues moleque, o blues delta do sul y me voy. De todo trabalho é a mais tradicional, sem muitos rodeios e que mais conversa com o público com sua letra bem-humorada.



"Can You See Me" é mais rock até aqui e a que mais a banda ganha destaque como um todo, enquanto “Love or Confusion” tem uma influência da música indiana com blues. Ambas são perfeitas para integrar o lado A de Are You Experienced, mostrando toda versatilidade de Hendrix e seus amigos, e a sombria "I Don't Live Today" completa a primeira parte.

Virando o vinil, a primeira canção que aparece é "May This Be Love", uma balada romântica ao melhor estilo Hendrix. Aqui a capacidade dele em trabalhar com qualquer tipo de letra e melodia é notável, enquanto “Fire” é um folk-rock quase sexual – a linha de baixo aqui é espetacular. Instrumental, "Third Stone From the Sun" lembra muito o trabalho de Frank Zappa no que seria chamado de jazz-rock futuramente – o dialogo que está na faixa é entre o guitarrista e o empresário Chas Chandler.



“Remember” traz o clima de blues do lado A por quase três minutos. Por fim, a canção-título é a mais psicodélica de todas, colocando efeitos, reverbs e é, talvez, o grande hino da carreira de Jimi. É um encerramento gigante para um primeiro trabalho de estúdio.

A estreia de Jimi Hendrix em estúdio não poderia ter sido melhor. Com uma banda excelente e o experiente Chas Chandler na produção, ele conseguiu se sair melhor que a encomenda ao entregar um álbum acima da média e mostrar ao empresário do Rolling Stones que ele estava errado em não apostar em seu talento inquestionável. E ainda não era a melhor fase, que ainda estava por vir.



A versão norte-americana do disco conta com “Hey Joe” e “Purple Haze”, lançados apenas como singles na Inglaterra.

Veja também:
Discos para história: Revoluções Por Minuto, do RPM (1985)
Discos para história: Band on the Run, de Paul McCartney & Wings (1973)
Discos para história: The Times They Are a-Changin', de Bob Dylan (1964)
Discos para história: Led Zeppelin, do Led Zeppelin (1969)
Discos para história: Is This It, dos Strokes (2001)
Discos para história: Hot Rats, de Frank Zappa (1969)

Me siga no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!