Documentário: Cure For Pain - The Mark Sandman Story, de Rob Bralver e David Ferino

cfp_poster_layered

Lançado em 2012, o documentário Cure For Pain: The Mark Sandman Story conta a história de Mark Sandman, líder do Morphine, morto aos 46 anos ao ter um ataque cardíaco durante um show da banda em uma pequena cidade italiana chamada Palestrina – lugar mais antigo que Roma, a capital do país.

Com Josh Homme, do Queens of the Stone Age, Ben Harper e outros convidados, o documentário é muito bem estruturado, e Rob Bralver e David Ferino conseguiram contar, mesmo que de maneira resumida, um pouco da história de um dos grandes nomes da música nos anos 1990.

Com seu jeito introspectivo com alguns e carinhoso com outros, Sandman não teve uma vida fácil ao perder, em 16 meses, dois irmãos entre o final dos anos 1970 e início dos anos 1980. Isso mudou a vida dele definitivamente para correr atrás de seu verdadeiro sonho: ser um músico respeitável.

O longa conta com depoimentos muito bons, como os dos pais de Mark. A partir das falas deles, o filme é destrinchado desde o momento em que ele é expulso de casa e viaja pela América – passando uns dias pelo Brasil –, o envolvimento com seus inúmeros projetos até a formação do Morphine, quando ele já beirava os 40 anos. E foi com a ousadia de ter uma banda com baixo, saxofone e bateria que o sonho foi realizado.

Um dos melhores depoimentos é quando Dana Colley, saxofonista do Morphine, fala que ganhou um saxofone do amigo e teve um pedido feito: que tocasse com esse ele nas apresentações seguintes. Ele recusou e afirmou que se sentia mais a vontade com seu próprio sax. Dias depois, ficou sabendo que o instrumento era do irmão morto de Mark, mas Colley só soube disso quando contou sobre o presente para amigos que conheciam o passado do cantor e baixista da banda. Isso é apenas um dos momentos em que Mark é retratado como uma pessoa reclusa e que evitava falar das coisas que o afligia.

Com grandes momentos, Cure For Pain: The Mark Sandman Story mostra um pouco do que foi Mark Sandman, um cara influenciado pela geração beat e que soube traduzir dor, medos e inspirações em música.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8PSZ_4Xn7lo]

Comentários