Resenha: “Rock Brasília – A Era de Ouro”


Na última semana, estreou em circuito nacional o documentário “Rock Brasília – A Era de Ouro”, que conta a cena do rock da Capital Federal entre o final dos anos 1970 até os dias de hoje.

A primeira é a criação do Aborto Elétrico, que tinha Renato Russo, Fê e Flávio Lemos. Então desta história, surgem outras duas: a da Legião Urbana e do Capital Inicial. A outra fica por conta de outra banda de Brasília que fez sucesso, mas acabou sendo esquecida por alguns: a Plebe Rude.


Pois bem, o documentário não me agradou. Primeiro, poucas imagens de arquivo foram usadas; segundo, algumas cenas foram recriadas, o que não ficou bom e não acrescentou em nada.

Claro que ouvir as histórias de quem as viveu, como os primeiros shows, a saída de Renato Russo do Aborto Elétrico após quase ser atingido pela baqueta de Fê Lemos em show ou o guitarrista da Plebe, Philippe Seabra, refazendo a viagem de van para Patos de Minas, local do primeiro show da banda e da Legião Urbana fora de Brasília, é sempre muito bacana.

Outros bons pontos é a visão dos pais sobre os filhos terem uma banda nos anos 1980, as entrevistas de Renato Russo, sempre interessantes e que dão ritmo ao documentário, e a denúncia do Capital Inicial sobre o jabá que era pago para ir ao Chacrinha.

Para quem é fã da cena de Brasília, o documentário soa repetitivo e no máximo esclarece alguns pontos. Quem não conhece o que foi o rock brasileiro dos anos 1980, é uma boa chance de conhecer um pouco da história, mas sem se aprofundar muito.




Me siga no Twitter e no Facebook e assine o canal no YouTube. Compre livros na Amazon e fortaleça o trabalho do blog!

Saiba como ajudar o blog a continuar existindo

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!