Festival: Lollapalooza Brasil 2017 – como foi (do sofá)

Crédito da foto: Lollapalooza Brasil/Facebook

Nova edição teve Metallica e Strokes como atrações principais

Como vem acontecendo há alguns anos, a melhor escolha para ver o Lollapalooza Brasil foi o SofáPass - ingresso que você adquire em condições muito especiais. De cara, por causa do jogo do Santos contra o Santo André, não consegui ver o BaianaSystem direito, mas juro que tentarei vê-los em algum show no Sesc. Mas, fora o melhor grupo brasileiro dos últimos anos, pouca coisa realmente empolgou nos dois dias de evento.

Cage The Elephant é uma banda simpática, esforçada e entrega um show bom o suficiente para quem viu, 'in loco' ou pela TV, ficar satisfeito. Já The 1975 tem uma vibe muito errada, e eu perdi a paciência. Não tem problema em ter os anos 1980 como referência, problema é enfileirar três músicas iguais na sequência. Ficou chato.

Dizem que o esforço leva à recompensa, certo? Assim que começou o Rancid, eu entendi o motivo de passar pelo martírio para chegar ao reino dos céus. Que show incrível. Tim Armstrong, parecendo um membro do Slayer, conseguiu dar conta de animar o pessoal. Aliás, não só ele. Já veteranos, com mais de 25 anos de carreira, a banda ainda tem fôlego para soltar um hit atrás do outro e colocar o pessoal na roda para relembrar como éramos felizes no fim dos anos 1990 e início dos anos 2000 e sabíamos. Meu eu de 16 anos ficaria maluco para ter ido nisso e teria se divertido horrores.

(Crédito da foto: Lollapalooza Brasil/MRossi)


Mas nada ganhou na chatice nesse ano do que The xx. Que porre. Desisti na terceira música e fui fazer outra coisa. Comi, tomei banho e esperei pacientemente o Metallica. Porque ver o duo no palco é como ver seis temporadas seguidas de Game of Thrones: fiquei muito cansado em pouco tempo. Ainda dei uma passada para ver qual era a da Tove Lo. Para surpresa nenhuma, ele mostrou os peitos de novo e serviu para quebrar a internet, lacrar e chocar a família brasileira que não está nem aí para o Lollapalooza Brasil.

Metallica trouxe menos pirotecnia para o Brasil desta vez, mas conseguiu entregar um show bom. Surpreendeu a quantidade de músicas do novo álbum, e isso soou um recado: eles confiam muito nesse material, que é realmente acima dos últimos depois do Black Album. E ainda rolou "Whiplash", "Battery" e "Master of Puppets", fora os sucessos do disco mais famoso. Enfim, deu para satisfazer os fãs de todas as épocas.

No segundo dia, comecei um pouco desapontado com a Céu. O último disco dela é ótimo, mas parece faltar força para um palco grande como é o do Lolla. Ficou muito aquém. Já Catfish and the Bottleman parece uma cópia ruim do Vaccines, banda muito melhor e mais animada. É melhor deixar o rock inglês morrer se depender do sucesso deles.

(Crédito da foto: Lollapalooza Brasil/ihateflash)

O Jimmy Eat World é mais uma em que meu eu de 16 anos teria ido ao festival para assistir numa boa. É muita balada bobinha para adolescente apaixonado, porém impossível resistir. Duas músicas e já estava cantando junto. Quem arrebentou mesmo foi o Duran Duran. Senhoras e senhores, que banda espetacular. Porque eles chegaram, colocaram o pau na mesa e desfilaram sucessos – parecia um especial da Antena 1 pela quantidade. São veteranos sem ficar sentados na preguiça ou no sucesso, e deu para ver os esforço deles em entregar o melhor possível ao público. Uma pena que o horário ruim deu uma quebrada no clima e na força dos jogos de luzes. Apesar disso, valeu a pena.

Two Door Cinema Club é outro do grupo dos esforçados. Ao colocar o pessoal para dançar e segurar a melhor música para fim, eles aprenderam direitinho a conquistar um determinado tipo de público fiel a todos os antigos e futuros trabalhos. Agora, The Weeknd é ainda pior ao vivo. É muito certinho, bonitinho, não há erros graças ao playback e é aí que pega. Não tem espaço para nada fora do script, fora que soa sempre a mesma música. Desse novo R&B, o Michael Kiwanuka tem muito mais a dizer e, em 2017, é mais necessário.

(Crédito da foto: Lollapalooza Brasil/MRossi)

Por fim, os Strokes. Adolescência pura. Disk MTV, dias de trabalho ouvindo o disco gravado por um amigo de escola... Foram ótimos tempos. Ao vê-los hoje, fico com a mesma impressão do Los Hermanos: é algo tão distante, que é melhor ficar no passado mesmo. Mas eles ainda conseguem entregar exatamente o esperado, mesmo preguiçosos e burocráticos. Valeu pela nostalgia e para relembrar como eles tem ótimas músicas no repertório.

De casa, pareceu ser o pior ano do Lollapalooza Brasil em questão de qualidade. Fora Rancid e Duran Duran – os melhores – e Strokes e Metallica – que só não entregam um bom show se não quiserem –, o resto pareceu muito tedioso, sem graça ou esforçado. Me parece muito pouco, mas não para o evento. Segundo os números divulgados, foram 190 mil ingressos vendidos para os dois dias – o primeiro esgotou. Ou seja, o público gosta de atrações veteranas, independente do resto do festival. Vale ficar de olho para saber se não será uma tendência para os próximos anos.

Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!