Beatles eram condecorados com Ordem do Império Britânico há 50 anos


Foi entre muita controversa e protestos dos mais conservadores que os Beatles foram ao Palácio de Buckingham receber a medalha do Member of the Most Excellent Order of the British Empire (Membros da Ordem do Império Britânico, em tradução literal) em 26 de outubro de 1965 pouco mais de quatro meses depois do anúncio. Após a cerimônia, uma coletiva foi realizada no Saville Theatre, em Londres.

A ideia da premiação partiu do então primeiro-ministro Harold Wilson (1916 – 1995) em um ato claramente político para chamar a atenção dos mais jovens ao seu governo, gerando protestos e devoluções das medalhas de quem havia recebido a honraria anos antes e de alguns membros do Partido Conservador – Wilson era dos Trabalhistas..

Em 25 de novembro de 1969, John Lennon devolveria sua MBE em protesto contra o envolvimento do Reino Unido na Guerra do Vietnã. A medalha foi encontrada em um dos cofres reais em janeiro de 2009, exatamente como havia sido colocada por uma das muitas pessoas que estavam no Palácio naquele dia (a carta que Lennon escreveu justificando a devolução estava intacta).

Clique aqui para ler a entrevista dos quatro sobre o assunto (em inglês).





Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! Isso ajuda pra caramba o blog a crescer e ter a chance de produzir mais coisas bacanas.