Saída de Zane Lowe da BBC Radio 1 é fim de uma era


Na última semana, o mundo da música entrou em choque com a saída de Zane Lowe da BBC Radio 1. O DJ deixou sua atração diária por um cargo na Apple em que trabalhará como divulgador do iTunes Radio, plataforma que vem perdendo espaço para Spotify e Deezer nos Estados Unidos nos últimos anos.

Neozelandês, ele foi apresentador da MTV entre 1997 e 2002, e foi contratado pela BBC Radio 1 em 2002 para ter um programa sobre música de segunda a quinta-feira. E foi, e ainda é, o maior sucesso. Seu programa atingiu níveis que nenhum outro programa de rádio atingiu no mundo. Além de conseguir entrevistas exclusivas, Lowe lançou nomes como Arctic Monkeys e Adele, hoje mundialmente famosos.

Lowe não apenas lançou esses nomes, como influenciou uma geração inteira de adolescentes – não apenas lançando e entrevistando músicos, mas com a dinâmica de seu programa. DJ de longa data, ele sempre optava por samplers e por brincar com as canções enquanto elas eram executadas. Além disso, não era incomum emendar três, quatro músicas na sequência. E ainda tinha os lançamentos exclusivos, como o primeiro single de retorno do Black Sabbath, para ficar em apenas um exemplo.

Além de ser um ótimo apresentador, ele também conseguiu muito prestígio por ser um entusiasta do rádio. E com esses aplicativos de rádio funcionando em todo mundo, havia pessoas dos quatro cantos do mundo ouvindo Zane Lowe tocando as músicas que queria, entrevistando gente bacana e, mais importante, mostrando que o rádio ainda pode ser um excelente veículo de divulgação.

Por uma bagatela não divulgada, Lowe agora faz parte do time da Apple. Que ele continue esse amante da música em seu novo emprego.

Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+, no no Tumblr e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!