Sobre o Hall da Fama do Rock 2015: e o Chic?


Ontem saíram os indicados para a cerimônia do Hall da Fama do Rock no próximo ano. Lou Reed, Green Day, Stevie Ray Vaughan and Double Trouble, Joan Jett and the Blackhearts, Bill Withers e Paul Butterfield Blues Band, além de Ringo Starr com o prêmio de excelência musical, entrarão no seleto grupo de músicos que, anualmente, são escolhidos para ganhar o prêmio.

Não é meu trabalho me ater às escolhas, feitas por votação popular. Existem duas questões fundamentais sobre o assunto: nos últimos anos, os organizadores têm optado por selecionar bandas extremamente populares e/ou grupos em que o clamor popular falava muito alto. Rush e Kiss, por exemplo, entram bem nesse segundo item.

As duas bandas, ambas dos anos 1970, eram sempre colocadas nas votações, mas ainda não haviam vencido. Por coincidência, ambos foram introduzidos nas últimas duas cerimônias da premiação. O caso mais recente de introdução por ser muito popular é o Nirvana. Em outra coincidência, a banda foi colocada entre as possíveis escolhas no ano do 20º aniversário de morte de Kurt Cobain.

No próximo ano, ficando apenas nos mais populares, são justas as indicações de Lou Reed, Stevie Ray Vaughan e Joan Jett. Aliás, já havia passado da hora do trio receber as honras que merecem, uma pena que Reed precisou morrer para ser reconhecido como uma grande influência à sonoridade de muitas bandas dos anos 1970 e 1980. Já Ray Vaughan e Jett influenciaram uma dezena de guitarristas pelo mundo nos últimos 30 anos.

A grande polêmica da lista é a ausência do Chic e a presença do Green Day. Pela décima vez, Bernard Edwards, Nile Rodgers, Tony Thompson, Alfa Anderson e Luci Martin foram indicados, mas sem sucesso mais uma vez. Nesse caso, é questão de um merecer mais do que o outro, sim. Ainda não é a hora do Green Day, mas passou da hora do Chic. Vão esperar algum outro membro do grupo morrer para fazer isso?

Que deem o prêmio por serviços prestados, como fizeram com a E Street Band neste ano, façam qualquer coisa. Mas, por favor, coloquem o Chic nesse Hall da Fama logo. Não quero ver o Arctic Monkeys entrar primeiro do que eles.




Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+, no no Tumblr e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!