Resenha: Nação Zumbi - Nação Zumbi


A Nação Zumbi é um dos poucos grupos brasileiros que sobreviveram a muitas coisas, desde a morte de seu vocalista até o período mais conturbado da música nacional nos últimos anos. Se há duas décadas eles eram uma das boas revelações, hoje são veteranos que podem experimentar de tudo um pouco em um álbum que leva o próprio nome.

Primeiro single, “Cicatriz” mostra como a banda não esqueceu como se faz uma boa canção. Ela faz parte daquele pacote que ficou conhecido como ‘manguebeat’, mas tem uns toques interessantes. “Bala Perdida” traz uma Nação mais elétrica e não deixa de ser uma incursão curiosa para os fãs mais ortodoxos, porém é muito feliz. A letra é espetacular.

Mais introspectiva, "O Que Te Faz Rir" mostra que Jorge du Peixe pode cantar qualquer tipo de letra e se encaminha para virar um interprete, não apenas “o vocalista da Nação Zumbi”. Aqui também vemos o ótimo trabalho dos vocais de apoio e da guitarra de Lúcio Maia, um dos melhores no instrumento em terras brasileiras. O ritmo ao melhor estilo reggae com os melhores momentos do grupo conduz "Defeito Perfeito", que flerta um pouco com a MPB – algo que acontecerá mais vezes e mais a fundo à frente.

Não falei? "A Melhor Hora da Praia" tem Du Peixe e Marisa Monte fazendo um dueto de uma faixa que tem cara de Nova Brasil FM – rádio de São Paulo que só toca MPB e seus mais variados estilos. E se um "Um Sonho" mistura bem o velho e o novo, "Novas Auroras" é a banda em seu estado mais puro. Uma boa sequência de faixas, mostrando que é possível inserir novos elementos sem soar forçado.

A balada romântica "Nunca Te Vi" tem um belo solo de guitarra na segunda metade e a letra, fácil de aprender, deve gerar outro single. Seguindo com o amor como tema, "Foi de Amor" é mais próxima do passado e que mais tenta ousar até aqui – por incrível que pareça, é que diminui a boa regularidade do trabalho. A pior faixa de todo disco é "Cuidado", em que parece que alguma coisa está faltando, o que, definitivamente, não acontece em "Pegando Fogo".

O disco termina muito mais do que com a sensação de dever cumprido. A Nação Zumbi só melhorou com o passar dos anos, e isso fica cada vez mais claro nos álbuns lançados nos anos 2000. Não sei quanto tempo eles vão durar, mas, pelo que já fizeram até aqui, cravá-los como uma das melhores bandas brasileiras de todos os tempos não é difícil. Aliás, é bem fácil.

Tracklist:

1 – “Cicatriz”
2 - "Bala Perdida"
3 - "O Que Te Faz Rir"
4 - "Defeito Perfeito"
5 - "A Melhor Hora da Praia"
6 - "Um Sonho"
7 - "Novas Auroras"
8 - "Nunca Te Vi"
9 - "Foi de Amor"
10 - "Cuidado"
11 - "Pegando Fogo"

Nota: 3,5/5



Veja também:
Resenha: Michael Jackson – Xscape
Resenha: Neil Young – A Letter Home
4 em 1: Graveola, The Chain Gang Of 1974, The Hidden Cameras e Big Head Todd & The Monsters
Resenha: Black Keys – Turn Blue
Resenha: Lily Allen – Sheezus
Resenha: Damon Albarn – Everyday Robots


Comentários