Livro: Luz e Sombra – Conversas com Jimmy Page, de Brad Tolinski


Luz e Sombra –Conversas com Jimmy Page (Editora Globo, R$ 30 em média) não é uma biografia como estamos acostumados, mas é melhor que seja assim. Nada do que foi contado no livro de Brad Tolinski, editor da Guitar World, é inédito. Entretanto, tudo é colocado em uma nova perspectiva quando Jimmy Page fala sobre certos assuntos, algo que ele evitou fazer por vários anos.

Além do importante depoimento de um dos melhores guitarristas da história do rock, Tolinski, que além de fazer as entrevistas ao longo de vários anos, também traz o depoimento de pessoas ligadas a Page, como John Paul Jones, Chris Dreja, Jeff Beck, Jack White e outras pessoas que passaram pela vida dele em mais de cinco décadas de atividade – seja como músico de estúdio, produtor ou como guitarrista do Led Zeppelin.

O pesa a favor é ter a palavra de Page em assuntos que foram dissecados por vários anos. Um exemplo disso é quando ele diz que a ideia de ser produtor dos discos do Led é pelo simples fato de ter o controle da obra e do que entraria nos trabalhos, e isso acontece pelo trauma de ter que engolir imposições da gravadora e de um produtor que só queria hits nos últimos momentos do Yardbirds.

Outro ponto interessante é a parte técnica, explorada como nunca havia sido feito antes. Claro que o fato de ser editor de uma revista que trata desse tipo de assunto foi crucial para o autor incluir essa parte, que deve encantar os amantes da guitarra – os riffs, a técnica, o modo de tocar, tudo isso é explorado e fica visível a animação do biografado em tratar desse assunto específico. O ocultismo também ganha a ótica e tudo ganha um pouco mais de luz.

A obra praticamente clama por mais reconhecimento de Page como produtor, algo que ainda não foi devidamente explorado. Mas é compreensível, pois a áurea da banda e alguns fatos se colocam à frente de assuntos que deveriam ter mais importância. As poucas falhas vêm nos momentos em que, por exemplo, o declínio o Led é tratado apenas de maneira superficial, mas, repito, ter a perspectiva de Jimmy coloca isso em segundo plano.

Lançado em 2012, ele foi atualizado até o último instante. Ou seja, tudo que foi feito dos anos 1980 até hoje está registrado, mesmo que não haja nenhuma critica a respeito (outro ponto baixo). O modo como ele influenciou a moda é tratado brevemente e coloca outro assunto que poucas pessoas prestam atenção ganha um tópico nas páginas finais.

Se você quer saber mais sobre essa lenda do rock por suas próprias palavras, conhecer a parte técnica e ler como Jimmy Page influenciou toda uma geração de guitarristas, esse livro é seu.

Veja também:
Melhores do ano 2013: Banda, álbum, canção do ano, retorno do ano, lembrança, show, livro e DVD
Livro: Mick Jagger, de Philip Norman
Livro: Dias de Luta – O Rock e o Brasil dos anos 80, de Ricardo Alexandre
Livro: The Dark Side of the Moon - Os Bastidores da Obra-Prima do Pink Floyd, de John Harris
Livro: Neil Young – A Autobiografia
Livro: Vida, de Keith Richards


Comentários