Dookie, 20


Exatamente neste sábado (1), Dookie, do Green Day, completa 20 anos. Assim como as mortes de Kurt Cobain e Ayrton Senna e o quarto título mundial do Brasil, o terceiro disco da banda formada por Billie Joe Armstrong, Mike Dirnt e Tré Cool joga na cara que estamos oficialmente velhos.

É difícil encontrar alguém que tem entre 25 e 40 anos, fã de rock de maneira geral, que não goste desse disco. É recheado de boas músicas, dialoga muito bem com as pessoas e virou um trabalho atemporal – por exemplo, não é incomum eu ver nas redes sociais alguém postando alguma faixa do trabalho.

Em linhas gerais, é o grande álbum do Green Day. Depois disso, eles viveram apenas de uma música ou outra, mas nenhum trabalho mais consistente. Isso só mudaria dez anos depois com American Idiot, uma ópera-rock que também faz aniversário em 2014.

"Longview", "Welcome to Paradise", "Basket Case", "She" e "When I Come Around" estão aí até hoje no setlist, e são cantadas a plenos pulmões por todos – novos ou velhos fãs da banda.

Hoje em dia, o Green Day enfrenta alguns problemas internos, principalmente o alcoolismo de Armstrong. Espero que a data sirva para mostrar ao vocalista que ele precisa voltar aos palcos para uma turnê de 20 anos de Dookie. Os fãs merecem.



Veja também:
Show completo: Green Day - Reading Festival (2013)
Entre um hiato e projetos paralelos, Blink-182 completa 20 anos
Disco completo: Billie Joe Armstrong and Norah Jones - Foreverly
A semana no Music on the Run #20
Janeiro 2014 no Music on the Run
Discos para história: We Shall Overcome - The Seeger Sessions, de Bruce Springsteen (2006)


Comentários