RIP Pete Seeger (1919 – 2014)


Aos 94 anos, um dos grandes nomes da música americana morreu na madrugada desta terça-feira (28) – seis dias depois de dar entrada no hospital. Compositor de grandes canções, ele foi importante na primeira (entre os anos 1940 e 1950) e a segunda fase do folk (a partir dos anos 1960). Ao lado de Woody Guthrie, já hospitalizado por conta de uma doença degenerativa, Seeger teve papel fundamental na formação do recém-chegado Bob Dylan a Nova York.

Ele foi um dos primeiros músicos a lutar pelos direitos civis e, ao lado de Dylan, andou por toda costa leste e pelo tradicional sul dos Estados Unidos fazendo shows para grupos de pessoas muitos pobres e mostrava como era importante buscar melhorias em alguns estados que ainda segregavam os negros em lugares públicos.

Apreciado por muitos músicos, principalmente por Bruce Springsteen, que chegou a gravar um disco com canções compostas por Seeger em 2007 – um dos grandes trabalhos da carreira de Springsteen. Mesmo em idade avançada, ele se mantinha na ativa e estava concorrendo ao Grammy realizado no último domingo, mas acabou derrotado por Stephen Colbert. No total, Pete Seeger gravou 52 álbuns de estúdio.



Veja também:
Discos para história: The Times They Are a-Changin', de Bob Dylan (1964)
Documentário: Bob Dylan - Another Self Portrait Documentary Short
Discos para história: The Freewheelin’ Bob Dylan, de Bob Dylan (1963)
Reféns do sucesso
100 anos de Woody Guthrie
1962, o ano que mudou muitas vidas


Comentários