Resenha: Stephen Malkmus and the Jicks – Wig Out at Jagbags


No Pavement, Stephen Malkmus colocou seu nome na história na música no longínquo final dos anos 1990. Sim, há 15 anos que a banda americana não lança nenhum material de estúdio inédito. Reuniões já foram feitas, mas nada de concreto aconteceu para um esperado retorno nos últimos anos – talvez seja uma das voltas mais aguardadas da música.

Enquanto isso, Malkmus seguiu fazendo seu trabalho com a ajuda dos Jicks, ótima banda de apoio. Nos últimos anos ele lançou dez álbuns entre a carreira solo e dividindo o palco com outras bandas, e desde o final do último ano vem divulgando Wig Out at Jagbags, o aguardado 11º disco, e disse algumas vezes que “espera dominar o mundo com ele”.

Wig Out... começa com a ótima “Planetary Motion”, que apela para uma guitarra que lembra muitos momentos dos anos 1970 – solo e um riff bem colocado sempre farão sucesso em uma boa canção. O nível segue alto em “The Janitor Revealed”, uma faixa pop bem feita seguindo o modelo bem simples de ir crescendo até o refrão e o solo.

Primeiro single, “Lariat” é muito básica e, até por isso, encantadora e emocionante. É uma dessas que deixaria tocando o dia inteiro por passar uma sensação muito boa. O “Houston Hades” parece mais com algum retorno do Sonic Youth do que com Stephen Malkmus, mas depois ela se transforma em algo cheio de suingue e dançante, algo muito próximo do R&B dos anos 1950.

Em “Shibboleth” temos algo mais próximo do alternativo do que qualquer outra faixa anterior, já “J Smoov” retorna ao clima de blues de antes – em duração, ela é a segunda maior. Com menos de dois minutos, “Rumble at the Rainbo” funciona bem como interlúdio entre as duas metades do álbum. Daí “Chartjunk” tem um clima de bar bem legal e um solinho pop bem bonitinho. No mesmo embalo, “Independence Street” consegue trazer uma atmosfera dos anos 1960 – algo muito próximo do trabalho do Velvet Underground desenvolvido com Lou Reed e John Cale.

Outra curta, "Scattegories" tem uma atmosfera mais sombria, algo totalmente diferente de proposta do disco. Primeiro single "Cinnamon and Lesbians" é desafiadora e reflexiva, e ela tem uma cozinha musical muito boa comandada pelos competentes Jicks. A suave e alternativa, e também mais tristonha, "Surreal Teenagers" encerra o disco muito bem.

O resultado de Wig Out at Jagbags é excelente, dada a perspectiva de apenas um álbum digno. Stephen Malkmus conseguiu, aliado com os Jicks, um disco muito acima da média. Misturando elementos do alternativo e do R&B, eles conseguiram traduzir como poucos essa mistura. Vale a pena ouvir esse álbum por dias e dias sem parar enquanto domina o mundo.

Tracklist:

1 - "Planetary Motion"
2 - "The Janitor Revealed"
3 - "Lariat"
4 - "Houston Hades"
5 - "Shibboleth"
6 - "J Smoov"
7 - "Rumble at the Rainbo"
8 - "Chartjunk"
9 - "Independence Street"
10 - "Scattegories"
11 - "Cinnamon and Lesbians"
12 - "Surreal Teenagers"

Comentários