O Cólera foi uma das primeiras bandas punks brasileiras ao lado do Inocentes em meados dos anos 1970, período em que o Brasil ainda vivia a ditadura militar e muitas das letras eram censuradas. Isso não foi suficiente para parar Redson, fundador e líder da banda paulista.
Morto em 2011 em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, o cantor virou pilar de uma geração inteira da periferia de São Paulo que não tinha visibilidade em um tempo muito pior do que o atual. Se hoje o hip-hop mostra ao Brasil essa classe que ainda sofre com a repressão policial e falta de coisas básicas, há 40 anos foi o punk anárquico que fez esse papel.
Que Esse Grito Não Seja em Vão! - Tributo ao Cólera é curto, não tem nem 30 minutos, mas é importante para entender um pouco sobre o Cólera e Redson, que acabaram se transformando em uma só história. Muito do que foi contado no livro Dias de Luta aconteceu graças a esse levante da música underground que raramente é lembrado por quem exalta o rock nacional.
(documentário via)
Leia mais: Procure Saber
Vídeo: Roda Viva com Paulo Cesar de Araújo
Documentário: The Velvet Underground and Nico: A Symphony of Sound, de Andy Warhol (1966)
Documentário: Metal - A Headbanger's Journey, de Sam Dunn (2005)
Comentários
Postar um comentário
Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!