Documentário: Metal - A Headbanger's Journey, de Sam Dunn (2005)


Metal - A Headbanger's Journey é a jornada do antropólogo Sam Dunn pelo mundo para explicar a história do metal. Fã de bandas de metal desde os 12 anos, ele entrevista grandes nomes da história do gênero, explica as origens e vai ao Wacken Open Air, festival alemão chamado de “Meca do Metal”.


O documentário é bem interessante quando conversa com Tony Iommi e Ronnie James Dio, dois grandes ícones do estilo, ou quando explica as origens e todos os subgêneros do estilo. Também é interessante ver a união dos fãs do estilo, chamado por uma historiadora de “a libertação dos meninos dentro de homens”.

Mas um dos problemas é que ele é feito por um fã, basicamente. E como pessoa que entende muito do assunto, Sam Dunn não é muito didático em alguns momentos, e isso pode dificultar um pouco as coisas para quem não é fã do estilo. 

O que não fez muito sentido é a falta de aprofundamento em alguns temas, como o envolvimento com satanismo de alguns. Dunn vai até a Noruega para falar com duas grupos sobre o assunto, mas é difícil entender algumas coisas pela falta de didatismo, pecado que enfraquece o filme. Por fim, faltou uma entrevista com o Metallica, chamada de “a maior banda de metal do mundo” – seria o fechamento ideal.

Enfim, A Headbanger's Journey é um documentário de fã para fã. Apesar de algumas falhas, é muito interessante ver a devoção dos headbangers ao som, ao estilo e tudo que envolve o metal. “Você não gosta de metal apenas por um tempo. Não existe ninguém que fala ‘gostei do Slayer por um verão’. Isso não existe. O metal é para sempre”. É bem por aí.


Leia mais: O fenômeno Beatles
Resenha: Pearl Jam – Lightning Bolt
Documentário: Stone Temple Pilots w/ Chester Bennington - High Rise EP
Áudio: Ghost B.C - If You Have Ghosts (Roky Erickson Cover)