Resenha: Pixies – EP-1


O Pixies é dessas bandas que a maioria das pessoas com mais de 25 anos gostam bastante. É alternativo, não é nada comercial e é música de verdade, com guitarras altas, baladas lindas e melodias inesquecíveis. Mas o destino é cruel, e a banda acabou no início dos anos 1990, bem no auge do grunge, para retornar apenas em 2003.

A falta de material acaba sendo um problema para bandas que retornam às atividades após longa pausa, pois é normal voltar e basear o repertório nos antigos sucessos, mas, como diria um amigo, sempre bate uma coceira para fazer material novo. E é aí que mora o perigo do fim do hiato.

Banda consagrada que retorna corre risco de ter uma pequena mancha na carreira de enormes sucessos, diferente de grupos como Mudhoney e Teenage Fanclub, que nunca pararam a carreira e continuam fazendo discos muito bons desde os anos 1980. E de maneira surpreendente, o Pixies lançou a excelente “Bagboy”, primeira canção do grupo em dez anos – até rolou a piada de que, nesse ritmo, o LP de inéditas sairia apenas em 2063.

Mas não foi isso que aconteceu e, mais uma vez do nada, a banda lançou EP-1, disco que sucede Trompe le Monde, de 1991. E sem Kim Deal, que deixou o grupo no início de julho para dedicar-se 100% ao Breeders, banda que também voltou depois de certo tempo de inatividade. O novo disco tem “Andro Queen” abrindo os trabalhos, canção que tem uma batida militar na bateria e é baseada toda no violão, e a voz distorcida cria todo um clima intimista, mas isso não ajuda a ligar o modo Pixies.

Segunda faixa, “Another Toe in the Ocean” tem um bom andamento, e isso mostra que o Pixies consegue construir boas melodias, porém ainda é muito abaixo do esperado. As coisas melhoram e muito em “Indie City”, e aqui temos o que há de melhor em uma das grandes bandas do underground. Já “What Goes Boom” lembra o que há de pior da atual momento do punk – a única coisa que vale a pena é a melodia, mais uma vez espetacular.

Esse EP do Pixies é decepcionante, para falar o mínimo. As letras são muito fracas, e a melodia é o que salva esse trabalho de ser um fracasso completo. Sempre existem dois caminhos para um retorno: ou você faz um álbum completo, ou faz trabalhos curtos. O Pixies optou pelo último e se deu muito, muito mal na escolha do repertório. Se Kim Deal deixou a banda por diferenças artísticas, dá para entender o porquê de ela ter saído. E ainda bem que ela saiu, pois EP-1 é um trabalho sofrível.

Tracklist:

1 - "Andro Queen"
2 - "Another Toe In The Ocean"
3 - "Indie Cindy"
4 - "What Goes Boom"

Nota: 1,5/5

Comentários