A balada do AC/DC

angus_young_of_acdc_points_to_audience_wallpaper_-_1280x800

O AC/DC é a maior banda de hard rock de todos os tempos, isso é fato. A guitarra poderosa de Angus Young sempre deu à banda o que poucos têm: riffs matadores e mais velozes que qualquer um pode fazer. Original da Austrália, o grupo ganhou fama em meados dos anos 1970 e explodiu com o disco Dirty Deeds Done Dirt Cheap, de 1976.

Daí por diante, Malcolm e Angus Young, Phil Rudd, Cliff Williams e Bon Scott conquistaram fama e muito sucesso comercial. Mas antes, quando ainda estavam trilhando esse caminho e procurando seu som, o AC/DC gravou uma balada romântica.

No início, por não ser tão conhecido, a banda lançou alguns discos apenas na Austrália. O primeiro deles, chamado High Voltage, de 1975, é objeto de intensa busca entre colecionadores, pois há versões nunca lançadas e músicas inéditas nas apresentações. Um álbum que também só tem na versão australiana é T.N.T, igualmente lançado em 1975, e que gerou o interesse de gravadoras de fora em ter o quinteto entre seus contratados.

E é na primeira versão de High Voltage que temos a obscura balada da banda – única gravada pelo grupo. Ela começa forte, com teclado e bateria, e dá a impressão que vai crescer e virar uma canção de proporções épicas. Aparece um riff de guitarra sensacional para, então, virar uma música chatíssima.

Com a criatividade no chão, o AC/DC decidiu chamá-la de “Love Song”. Dedicada a uma tal de Jean, a canção é tão piegas e tão romântica que dá enjoo. Mesmo assim, aqui as características da banda estão sendo construídas, e é possível perceber todo potencial do solo de guitarra de Angus Young, flertando fortemente com o blues.

“Love Song” foi completamente descartada pelos produtores nos lançamentos internacionais, que apostaram na força do conjunto e no potencial do grupo dentro do hard rock – guitarras altas e força na bateria, características que estavam sumindo das paradas, dominadas pela new wave e pela disco music. No lançamento internacional de High Voltage, a gravadora pegou as melhores músicas da banda dos dois discos colocados apenas no mercado australiano e pôs no trabalho, de imenso sucesso comercial.

Se você achar a versão australiana de High Voltage, compre. Você tem um tesouro nas mãos – apesar de uma balada quase insuportável.

http://youtu.be/sBOSt4C_xqg

Comentários