Cinemadas, por Júlia Mariano: Os ignorados pela Academia em 2013

Todos já viram a lista de indicados ao Oscar 2013, que anda pipocando por aí desde o anúncio. Portanto, decidi fazer uma lista das produções, diretores e atores ignorados pela Academia.

Filmes:

A Viagem - Muito elogiado no quesito técnico, o novo filme dos irmãos Wachowski (responsáveis por Matrix) e do Tom Tykwer (diretor de Corra Lola Corra) recebeu zero indicações. O filme foi indicado ao Globo de Ouro como Melhor Trilha Sonora Original.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=zrYTqnfzGJo]

 

Looper - Presente na minha lista de melhores do ano passado merecia ao menos uma indicação como Melhor Roteiro Original.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=u6aSIAve8lU]

 

Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge - Esperando tomar paulada só por colocar esse filme na lista, mas estava esperando uma indicação técnica. A Academia tem um preconceito enorme com filmes de super-heróis, mas, se o melhor filme da trilogia, O Cavaleiro das Trevas, não foi indicado nas principais categorias, o fechamento do Nolan também não seria.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=9lPnBfjeDP4]

 

O Mestre – Marcados por muitos- até mesmo por mim – como um dos grandes favoritos ao Oscar, não manteve a força sua força inicial, mas recebeu indicações nas categorias de interpretação.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=9-DqQXYvTi8]

 

Skyfall - A franquia 007 receberá uma homenagem durante a cerimônia do Oscar, mas foi indicado apenas como Melhor Canção, com Adele. Faltou Javier Bardem e uma indicação a Melhor Fotografia.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=CIM8bMUgOVk]

 

Intocáveis – Um grande sucesso na Europa inteira chegou forte na pré-lista de indicados, mas #infelizmentenãodeu.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=HDCtxIm2N9g]

 

Diretores

Kathryn Bigelow - A única mulher que levou o Oscar de Melhor Direção na história da premiação foi sumariamente ignorada pela Academia. Apesar disso, a diretora ainda pode subir ao palco e fazer um daqueles discursos gigantes, já que A Hora Mais Escura foi indicada na categoria Melhor Filme.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=WpEQwpOD3dw]

 

Ben Affleck - Já era esperado que Affleck não recebesse uma indicação como Melhor Ator por Argo, por conta da difícil concorrência esse ano, mas uma indicação à Melhor Diretor era esperada. Como Bigelow, Affleck também pode subir ao palco, caso Argo leve a estatueta de Melhor Filme, o que, convenhamos, é bem difícil. Affleck deve ir mesmo só para dar check-in no Foursquare durante o evento.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=_Hvz57_gjto]

 

Quentin Tarantino - Indicado ao Globo de Ouro nas categorias Melhor Filme Drama e Melhor Diretor, a Academia decidiu ignorar o diretor, que foi indicado ao seu último filme “Bastardos Inglórios” e recebeu o Oscar de Melhor Roteiro Original, em 1994, pelo filme Pulp Fiction. Apesar disso, Django Livre foi indicado como Melhor Filme.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=tivv135aGbc]

 

Tom Hooper – Entrou na lista de ignorados porque era dado como certo por muitos críticos e sites especializados na lista final de indicados. Vencedor do Oscar de Melhor Diretor por O Discurso do Rei, em 2010, também ficou fora do Globo de Ouro e do DGA (sindicato de diretores). Fiquei triste? Não. Quase dormi vendo os vídeos de Os Miseráveis e tenho certeza que vou dormir vendo o filme.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=9LRPeJEYAZk]

 

Christopher Nolan – Não teve indicação nem pelo “conjunto da obra”, uma coisa que os votantes fazem muito. Apesar de A Origem ter sido nomeado à Melhor Filme, em 2010, foi deixado de fora da lista de Melhor Diretor. Assim como em Batman Begins (2005) e O Cavaleiro das Trevas (2008). Os Noletes piram.

 

Atores/atrizes:

Leonardo DiCaprio: Recebeu uma indicação na categoria Melhor Ator Coadjuvante por Django Livre, mas continua sendo esnobado pelos votantes. Sua última indicação foi há seis anos pelo filme Diamante de Sangue.

Helen Mirren – Nomeada para um BAFTA por seu papel em Hitchcock, simplesmente não conseguir o amor da Academia este ano.

[youtube http://www.youtube.com/watch?v=0Lc6HIsh1FE]

 

Menção honrosa a Os Mercenários 2 como Melhor Elenco do Mundo. Pena que não tem essa categoria.

Chuck Norris - Approves

 

Júlia Mariano é crítica de cinema, são-paulina e adora ir ao McDonalds. Ela vai escrever toda terça neste espaço e/ou momentos especiais. No Twittter: @diaba

Comentários

  1. Concordo com muita coisa, mas, acima de tudo, preciso elogiar a frase "Affleck deve ir mesmo só para dar check-in no Foursquare durante o evento". Tadinho, merecia indicação pela direção, sim.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Usem os comentários com parcimônia. Qualquer manifestação preconceituosa, ofensas e xingamentos são excluídos sem aviso prévio. Obrigado!