Parabéns, Rolling Stones

Crédito da foto: divulgação

Em um dia 25 de maio de 1962, os Rolling Stones se juntavam para seu primeiro ensaio. Ainda sem o nome oficial, a reunião contou com as presenças de Mick Jagger, Keith Richards, Dick Taylor, Brian Jones, Ian Stewart, Charlie Watts, Geoff Bradford e Brian Knight – os dois últimos, por não gostarem de blues e rock americano, acabaram se recusando a entrar na banda.

Segundo Richards conta em sua biografia, “Vida" (Globo Editora, R$ 40 em média), o nome da banda saiu quando Jones ligou para a Jazz News para divulgar o primeiro show do grupo, que seria pouco menos de dois meses depois do primeiro ensaio, ele olhou para um LP de Muddy Waters que estava sobre a mesa e disse “Rollin’ Stones” – a música foi um dos muitos singles da carreira do cantor e foi inspirado no ditado popular “A rolling stone gathers no moss" (ou 'a pedra que rola não cria musgo', em tradução literal).

A base formada por Jagger, Watts e Richards se firmou no início de 1963 e nunca mais deixaria de formar a cara da banda. Ao longo desses 50 anos, muitos membros passaram pelos Rolling Stones e algumas tragédias marcaram o grupo, como as mortes do baixista Brian Jones, aos 27 anos, em 1969 e de Ian Stewart, em 1985, que ficou, entre idas e vindas, por 23 anos com o grupo.

Ronnie Wood entrou para os Rolling Stones em 1975 e ninguém saiu (não que se lembre, claro) da banda nunca mais. Apesar das crises entre Jagger e Richards, que quase colocaram ponto final nos Stones muitas vezes, o grupo seguiu e fez grandes discos ao longo dos anos, como os clássicos Exile on Main St, de 1972, e Some Girls, de 1978.

No total são 29 álbuns de estúdio, 12 álbuns ao vivo e muitos singles e boxes. Fora os dois citados acima, recomendo The Rolling Stones No. 2, Their Satanic Majesties Request, Beggars Banquet e Let It Bleed, todos feitos nos primeiros sete anos da banda.

Talvez uma das grandes curiosidades da banda seja que “(I Can't Get No) Satisfaction”, um dos maiores sucessos do grupo, não foi lançado em nenhum disco de estúdio. A música foi lançada apenas em single e chegou ao primeiro lugar na Inglaterra em 1965. “Satisfaction” pode ser encontrada pela primeira vez no documentário e no primeiro disco ao vivo do Stones Got Live If You Want It!, de 1966, encerrando a apresentação.

Grande concorrente dos Beatles no início, os Rolling Stones acabaram ficando como os rebeldes contra os mocinhos Paul, John, George e Ringo. E isso alimenta a rivalidade até hoje, o que é uma grande bobagem.

A lição que fica dos 50 anos dos Rolling Stones é que é possível envelhecer com muita dignidade e sem perder qualidade. Claro, é impossível que eles sigam por aqui mais tempo, mas a banda será sempre lembrada por sua música e por seus membros, o que é muito mais do que suficiente.

Veja: Discos para a história: Some Girls, dos Rolling Stones (1978)


Comentários