Chuck Berry, 90


Guitarrista comemora 90 anos ainda na ativa

É muito impressionante pensar que Chuck Berry ainda esteja por aí fazendo shows. Para um bluesman deve ser mais fácil se manter na ativa – olha o B.B. King, ele se apresentou até quase o último dia de sua vida. Mas para alguém que toca canções tão cheias de energia, imagino que a dificuldade seja cada vez maior. O homem pode estar cada vez mais debilitado, porém a lenda ganhou cada vez mais importância ao longo dos anos.

Só os sucessos de "Maybellene", "Roll Over Beethoven", "Rock and Roll Music" e "Johnny B. Goode" (todo mundo sabe que ele roubou a música de Marty McFly) são bons o bastante para afirmar que ele foi um poço de influência na geração seguinte. Sem ele e seus contemporâneos, não haveria Beatles, Eric Clapton e Rolling Stones. Isso para ficar apenas nos mais famosos, mas houve toda uma geração inspirada pelo guitarrista.

Leia também:
O fenômeno Beatles


Além da inspiração, também tiveram as regravações. Ou seja, Berry também foi uma importante fonte de repertório no início de carreira de alguns deles. Os Beatles, por exemplo, fizeram várias apresentações com diversos sucessos dos anos 1950 no início da carreira. As músicas de Chuck Berry estavam lá, assim como entraram em álbuns – "Roll Over Beethoven" entrou em With the Beatles, e "Rock and Roll Music" faz parte de Beatles For Sale.

Nesta terça-feira (18), quando completa 90 anos, Berry anunciou o lançamento de um novo trabalho em estúdio. É o primeiro desde Rock It (1979), quando ele tinha 53 anos. Muita coisa mudou no mundo desde então, e nem preciso falar quais são porque todas elas estão no dia-a-dia. Não deixa de ser estranho receber esse tipo de notícia em pleno 2016. O guitarrista poderia muito bem viver do que fez, e isso seria suficiente. Porém ele prefere entrar em estúdio pela última vez na carreira e lançar um novo álbum.

Muito mais do que pensar em qualidade, hoje é dia de relembrar Chuck Berry. Se possível, ver ou rever Hail! Hail! Rock 'n' Roll (1986), documentário produzido por Keith Richards para celebrar os 60 anos de um de suas influências na música. Do temperamento difícil até o palco, é possível ter ideia de quem é o homem atrás da lenda.

Enfim, hoje é dia de celebrar.



Gostou do post? Compartilhe nas redes sociais e indique o blog aos amigos!