No YouTube

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Lendas da música: Ronnie Van Zant


A nova seção do blog tentará biografar ou, ao menos, apresentar o básico de cantores, cantoras, músicos em geral, empresários, donos de gravadoras, engenheiros de som e pessoas que, de modo geral, fizeram, fazem parte ou que colaboraram de alguma maneira com a indústria musical. O primeiro a ser retratado é Ronnie Van Zant, cantor e fundador do Lynyrd Skynyrd.

Nascido em 15 de janeiro de 1948, Ronald Wayne Van Zant cresceu em Jacksonville, na Flórida, sendo uma das muitas crianças nascidas pouco tempo depois do final da Segunda Guerra Mundial. Aliás, a cidade foi usada como base naval durante boa parte da guerra com a construção de portos, bases e acabou virando local de embarque e desembarque de quem está em missão pelo mar está os dias de hoje.



Como qualquer criança, Van Zant teve vários sonhos. Entre se tornar boxeador, jogador de basebol e piloto na categoria de turismo, ele acabou optando por ser músico. Em 1966, ao lado de Allen Collins e Gary Rossington, ele formou a My Backyard, que mudou para The Noble Five pouco tempo depois, quando Larry Junstrom e Bob Burns juntaram-se ao grupo. Após um ano com o segundo nome, o vocalista deu uma sugestão para trocar o nome mais uma vez. E, segundo a lenda, ele sugeriu Leonard Skinner. Skinner era diretor da escola em que eles estudavam e que não gostava nada de rapazes com cabelos cumpridos. Rossington chegou a abandonar a escola, cansado da implicância do diretor sobre seu visual. Com algumas mudanças e sugestões, chegaram na ortografia de Lynyrd Skynyrd.

Entre 1969 e 1970, eles viraram a grande sensação musical da cidade, e a banda chegou à formação com Ronnie Van Zant, Gary Rossington, Ed King, Billy Powell, Bob Burns e Leon Wilkeson. Descobertos por Al Kooper, foram convidados a gravar o primeiro disco, que ganharia o nome (Pronounced 'Lĕh-'nérd 'Skin-'nérd) e seria lançado pela MCA. Entre uma das boas histórias da produção, foi a saída de Leon Wilkeson. Depois de gravar duas faixas, ele pediu para ir embora, mas foi convencido por Van Zant a voltar. E assim a formação clássica do Lynyrd Skynyrd, com três guitarristas, entrou para história.



Nos anos seguintes, Van Zant, até o fim de sua vida, tornou-se peça fundamental no southern rock. Líder carismático e arrebatando multidões, o grupo liderado por ele fez um tremendo sucesso. Como a maioria dos astros do rock, Ronnie também envolveu-se pesadamente com drogas (legais e ilegais) – muito por conta da enorme carga de apresentações e seus inúmeros deveres. Em 1976, sua filha nasceu e ele resolveu mudar suas prioridades. Parou com as drogas e começou a fazer o que sabia: escrever boas músicas. Com a chegada de Steve Gaines para assumir a guitarra, o cantor escreveu letras muito boas para o que viria a ser Street Survivors, lançado em 1977.

Três dias após o lançamento desse álbum, aconteceu a tragédia que encerrou a vida de Ronnie Van Zant. O acidente fatal aconteceu logo depois de um show no Memorial Auditorium Greenville. Por conta de uma falha no motor, o avião perdeu gasolina e começou e perder altitude. O piloto tentou um pouso de emergência, mas acabou batendo com força em um local cheio de árvores. Steve Gaines, Cassie Gaines, Dean Kilpatrick, o piloto Walter McCreary, o copiloto William Gray e Van Zant morreram. Os outros membros da banda sofreram lesões graves e ficaram meses internados no hospital. Há várias teorias da conspiração sobre o acidente, desde acusações a um suposto problema com drogas do copiloto até um avião sem manutenção, porém nenhuma delas foi comprovada e a falha mecânica acabou sendo colocada como causa da queda no laudo final.



Com a morte de cinco membros, o Lynyrd Skynyrd encerrou suas atividades por dez anos – voltou há 27 anos e continua na ativa. Van Zant foi enterrado em Orange Park, na Flórida, mas foi transferido para outro lugar depois de vândalos depredarem o lugar e desenterrar os restos mortais e largaram no chão. É um baita clichê falar que Ronnie Van Zant é eterno. E ele é. E será. Mesmo pelo pouco tempo que teve para mostrar seu talento como compositor, fez muita coisa boa. Está recomendado, ouçam Lynyrd Skynyrd e procurem saber mais sobre essa lenda da música chamada Ronnie Van Zant.



Siga o blog no Twitter, Facebook, Instagram, no G+, no no Tumblr e no YouTube

Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais!