Quando o Led Zeppelin superou os Beatles


O fim dos anos 1960 foi muito interessante para a indústria musical. Porque, ao mesmo tempo em que os Beatles estavam caminhando para o fim, muitas bandas estavam surgindo. Para ficar em duas clássicas: Black Sabbath, em Birmingham, e o Led Zeppelin, em Londres, estavam dando seus primeiros passos.

Uma das muitas revistas em circulação na época era a Melody Maker (1926 – 2000), que, especialmente naquela época, foi uma das primeiras publicações a acreditar no sucesso de nomes como Cat Stevens, o próprio Zeppelin e mais alguns que fizeram sucesso por lá. Isso só aconteceu graças a uma mudança editorial ocorrida em 1968, momento em que eles deixaram o mercado adolescente e popular para NME (New Musical Express) e optaram por uma linha mais adulta, como review de bandas de sonoridade mais madura (folk, jazz e progressivo) e de instrumentos.

A ascensão do grupo formado por Jimmy Page, Robert Plant, John Paul Jones e John Bonham foi espantosa. Eles lançaram três discos entre o início de 1969 e o fim de 1970. Rapidamente, o talento do grupo foi descoberto por milhares de pessoas, tornando-os a grande banda inglesa do início da nova década. Em meio ao fim do movimento hippie e do Verão do Amor, o peso de um dos precursores do heavy metal e do hard rock, mesclando tudo isso com blues e folk, colocaram o Led Zeppelin em um patamar de uma das maiores bandas do mundo em pouco tempo.

Foi nesse momento que eles superaram os Beatles.

Anualmente, a Melody Maker fazia uma pesquisa de opinião junto aos leitos para saber quem tinha sido a melhor banda. Entre 1962 e 1969, não houve adversário para o Fab Four. Além de consagrados pela crítica, eles também eram constantemente eleitos a melhor banda em diversas publicações. Mas as coisas mudaram em 1970. A revista encomendou a pesquisa e, para surpresa de muitos, lá estava o Led Zeppelin na primeira colocação.

Essa eleição serviu como termômetro para um futuro brilhante de uma das maiores bandas de rock da história.


Gostou do conteúdo? Compartilhe nas redes sociais! Isso ajuda pra caramba o blog a crescer e ter a chance de produzir mais coisas bacanas.